Sem dúvida, o mundo está mudando. Nesta era da transformação digital, a tecnologia já deixou de ser apenas um setor de apoio para se tornar o centro de vários novos modelos de negócio que invadiram o mercado. Muitas empresas, porém, ainda estão atrasadas em promover isso estrategicamente em seus setores.
Nesse contexto, o alinhamento entre TI e negócios se faz cada vez mais necessário para obter sucesso. Por isso, meu objetivo com este artigo é mostrar como funciona, realmente, esse engajamento, qual é o papel de cada setor dentro da organização e como você pode promover esse alinhamento em sua empresa. Preparado?
O que significa o alinhamento entre TI e negócios?
Mesmo após o início da transformação digital, com o surgimento de diversas ferramentas hoje essenciais para os negócios (como a computação em nuvem e o Big Data, por exemplo) o papel da TI ainda não vem sendo valorizado em algumas companhias.
Isso gera uma dificuldade cada vez maior de alinhar as ações de tecnologia da informação e os processos internos do negócio. O apoio prometido pela TI acaba não se concretizando totalmente, uma vez que os objetivos dos dois setores são distintos. Em outras palavras, o resultado são decisões errôneas em ambos os setores.
O alinhamento estratégico entre o TI e os negócios, portanto, nada mais é do que um estado dinâmico pelo qual a empresa consegue usar todos os seus recursos de tecnologia da informação, de forma otimizada, para atingir os objetivos traçados.
Com essa aplicação da tecnologia de forma intensa, é possível criar um cenário muito mais competitivo e produtivo para a companhia, gerando um maior retorno financeiro.
Do contrário, a falta desse alinhamento acaba gerando uma lacuna de comunicação e a implementação de sistemas e tecnologias caras, que não proporcionam o retorno esperado.
Quais são os novos papéis do TI nos negócios da era digital?
De fato, essa importância do alinhamento entre TI e negócios já vem sendo notada por muitas empresas, que buscam transformar as suas gestões para melhorar a comunicação entre os setores.
Segundo dados publicados pelo Gartner, cerca de 20% das organizações já investiram em ferramentas de TI para o monitoramento de métricas essenciais para a gestão do negócio, número que pode chegar a 60% até 2021.
Entre os diversos papéis desempenhados pela tecnologia nas empresas, podemos destacar alguns mais importantes:
Gerar competência em análise
Os insights gerados por meio da análise de dados são uma das melhores formas de se antecipar a movimentos do mercado e descobrir tendências de demandas futuras.
Especialmente em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, a tecnologia da informação garante aos gestores um entendimento preciso do que está acontecendo dentro e fora das empresas — o que é fundamental para a tomada de decisões.
Acelerar a inovação
Outro papel da tecnologia dentro dos negócios na era digital é acelerar a inovação e permitir o surgimento de produtos e serviços por meio de uma gama de ferramentas específicas, como a computação em nuvens e as aplicações híbridas.
Essas soluções permitem realizar tarefas que não são possíveis de forma manual ou com tecnologias antigas, como a coleta e análise de grandes quantidades de dados, gerando insights essenciais à inovação.
Cria uma fluidez de informações
A comunicação tem sido cada vez mais importante no ambiente interno das empresas, possibilitando a criação de uma visão única acerca dos objetivos e metas da organização entre todos os setores.
Nesse sentido, a TI é essencial para a fluidez das informações dentro do ambiente de trabalho, graças às ferramentas tecnológicas de compartilhamento de dados que garantem acessado simples a qualquer informação.
Quais são os desafios envolvidos?
Diante de tantos recursos, também são vários os desafios para se implementar uma estratégia conjunta de TI e negócios dentro de uma organização. Por isso, listamos alguns dos principais a seguir.
Ritmo das inovações
Novas tecnologias surgem todos os dias, e se adaptar a todas elas acaba sendo inviável. Por conta disso, ter um planejamento muito bem estruturado é fundamental para desenvolver a sua TI voltada para negócios.
Disseminação da tecnologia
Fazer com que os colaboradores aceitem a mudança também é um grande desafio, já que muitos costumam ser avessos a mudar a sua forma de trabalho. Para evitar esse problema, o ideal é investir em treinamentos que demonstrem às equipes os ganhos que serão alcançados com a nova metodologia.
Criação de canais de comunicação
Para que ambos os setores da empresa se mantenham alinhados, é fundamental que eles falem a mesma língua e estejam em constante contato. Isso quer dizer, inclusive, que o responsável pela TI deve estar presente em reuniões de negócio, e vice e versa.
Como implementar esse alinhamento entre TI e negócios?
Separamos agora um passo a passo simples para alcançar o alinhamento entre o setor de tecnologias e negócios. Vamos lá?
- identifique os drivers de negócio — afinal, você precisa entender quais são as demandas que estão direcionando o crescimento da empresa;
- crie uma visão tecnológica — após compreender quais são as necessidades, é preciso gerar uma visão de como a TI pode auxiliar a sanar os problemas e desafios;
- reavalie o alinhamento atual — entenda o nível em que a organização se encontra hoje, em termos de estratégia conjunta;
- identifique os pontos fracos — é preciso buscar e listar todas as lacunas encontradas entre o idealizado e o estado atual;
- priorize iniciativas de TI — a lista criada fornece os pontos a serem trabalhados, criando assim uma priorização de acordo com as necessidades;
- implemente — o ideal é realizar uma implementação gradual, sanando cada um dos itens identificados até a conquista de um alinhamento completo e evitando qualquer aversão a mudança.
Enfim, podemos dizer que em um mundo cada vez mais conectado, em que a tecnologia está inserida em praticamente todas as nossas atividades diárias, o alinhamento entre TI e negócios é fundamental para a sobrevivência das organizações. E agora é a hora de colocar essa união em prática!
Continue aprendendo, confira como a tecnologia está inovando a liderança empresarial!