O papel dos vídeos no empreendedorismo digital

Entenda o papel dos vídeos no empreendedorismo digital e como utilizá-los a favor de sua empresa

Pense na internet e na tecnologia existente 10 anos atrás. No Brasil, ainda não tínhamos o amplo acesso a internet de alta velocidade como hoje, tampouco tantos dispositivos que possuem acesso à rede, como smartphones, tablets e até televisores. Então, era natural que, naquela época, conteúdos como vídeos online fossem vistos somente com propósito de entretenimento.

Com o crescimento do acesso a internet no país, a rapidez da troca de informações e as novas tecnologias cada vez mais acessíveis, é natural que os conteúdos passem por diversas transformações e acabem sendo utilizados de formas inovadoras. Um dos grandes exemplos dessa mudança são os vídeos online.

Hoje, para muito além de conteúdos de entretenimento, como vídeos de humor, clipes musicais e outros, eles se mostram como uma das mais poderosas ferramentas para negócios, auxiliando empreendedores de diversas formas.

Produção de conteúdo em vídeo

Você sabia que mais de 1 bilhão de horas de vídeo são assistidas no YouTube todos os dias? Para se colocar em perspectiva, seriam necessários 100 mil anos para assistir a todos esses vídeos ininterruptamente. A produção de conteúdo em vídeo vem crescendo muito nos últimos anos, especialmente com a criação de plataformas abertas e que ainda possibilitam monetização. Não é incomum encontrar pessoas correndo atrás da ‘profissão YouTuber’ ou até mesmo criando seus próprios cursos online.

No início de 2017, um levantamento feito pelo YouTube mostrava que 400 horas de vídeo eram subidas na plataforma a cada minuto. Esse dado expressivo já mostra como os vídeos online representam uma enorme parcela de dados trafegados na internet atualmente. E para o futuro, as projeções são ainda mais relevantes. Um relatório da Cisco defende os vídeos serão responsáveis por 82% do tráfego da internet no mundo até 2021. Isso já mostra que para o mercado do entretenimento os vídeos online já estão bastante consolidados.

Um novo movimento que vem surgindo de forma acelerada é a utilização desses vídeos em outros contextos, como no meio profissional. Muitos empreendedores já veem os vídeos online como seu negócio ou como uma poderosa ferramenta que ajuda negócios a economizarem e serem mais eficientes.

Utilização de vídeos no empreendedorismo digital

Diversas ferramentas na internet possuem um grande potencial para auxiliar empreendedores e criar maneiras inovadoras de divulgar a marca, vender, engajar clientes e muito mais. Um desses exemplos são os vídeos. Várias empresas já utilizam de uma estratégia consolidada de vídeos online para suas lojas virtuais (e-commerce), estratégias de marketing e até treinamentos internos. Veja só alguns exemplos de como esse tipo de conteúdo pode ser extremamente valioso para empreendedores da era digital:

Marketing

Talvez essa seja a forma mais antiga de se utilizar vídeos no empreendedorismo, mas não quer dizer que ela não esteja se transformando diariamente também.

O marketing se beneficia do uso de vídeos online especialmente com o amplo acesso às redes sociais atualmente, além das características específicas desse tipo de conteúdo e das próprias redes. Um forte atrativo dos conteúdos em vídeo é que eles são muito mais próximos da audiência do que textos, então, a mensagem fica muito mais relacionável, dinâmica e atrativa.

Por exemplo, você sabia que os vídeos no Facebook possuem um potencial de engajamento muito maior do que textos ou imagens? Então, para o propósito de divulgar sua marca, seu produto ou seu empreendimento, essa característica dos vídeos ajuda a alcançar muito mais pessoas e, mais importante ainda, gastando muito menos.

Além do Facebook, outras redes como Instagram favorecem ainda mais a utilização de vídeos para negócios. O autoplay (vídeos se reproduzem automaticamente), por exemplo, faz com que a chance de prender a atenção da audiência logo de cara aumente – e muito!

E-commerce

Além de utilizar vídeos na divulgação, muitos empreendimentos digitais já utilizam esse tipo de conteúdo nas próprias vendas. Por exemplo, quem tem uma loja virtual pode utilizar os vídeos para demonstrações de produtos, tutoriais, perguntas e respostas e muito mais.

Pense só, muita gente, ainda hoje, não tem coragem de fazer compras pela internet. A desconfiança causada pelo medo do roubo de dados ou do não recebimento dos produtos ainda é um grande obstáculo que os empreendedores digitais devem tentar superar. Mas, acredite, os vídeos podem ajudar também nesse fator.

Um bom exemplo é a utilização de vídeos de demonstração de produtos, como tutoriais que ensinam como aquele produto funciona, por exemplo.

Uma outra maneira de se utilizar vídeos para uma loja virtual é criando uma sessão de perguntas e respostas. Muitas vezes as pessoas possuem dúvidas sobre o funcionamento ou a montagem de um produto, e por isso preferem ver esse produto pessoalmente ou ir em uma loja tirar dúvidas com um vendedor. Como não há essa interação cara-a-cara entre vendedor e cliente nas lojas virtuais, uma maneira de tentar suprir essa carência é exatamente utilizando os vídeos. Além de aumentar a confiança do possível cliente concretizar a venda, ainda existe uma chance maior de você fidelizá-lo para vendas futuras.

Comunicação e treinamento corporativo

E claro, uma forma em que os vídeos estão crescendo bastante é na utilização deles para treinamento ou comunicação interna. Muitos empreendedores já utilizam de plataformas de vídeos online para gravar conteúdo de treinamento e utilizá-lo com seus colaboradores. Assim, há a eliminação de muitos gastos com treinamentos presenciais, como deslocamento, local, lanches e muito mais. É como se a empresa criasse seu próprio canal que pode ser repassado, também, a colaboradores futuros.

Para comunicação interna os vídeos são muito interessantes também. Muitos empreendedores passam bastante tempo viajando e isso acaba os afastando da realidade da empresa, então, utilizando vídeos, é possível passar informações aos colaboradores, se manter sempre presente e, mais importante ainda, eliminar ruídos de comunicação que podem vir a acontecer.

Essas são só algumas formas as quais os vídeos online estão sendo extremamente úteis para empreendedores, mas, com a velocidade das mudanças de tecnologia e novas formas inovadoras de se empreender pela internet, essa lista tende só a aumentar.

Produtora de Conteúdo na Samba Tech

Débora Gomes é produtora de conteúdo na Samba Tech, empresa líder em distribuição de vídeos na América Latina.