O post referente ao título foi pensando e escolhido com cuidado depois de realizar um estudo sobre startups no mundo. Muitos outros virão mas, na situação atual, isolada em um hotel e felizmente ainda com energia, decidi adiantar o assunto para o Portal.

Atualmente estou morando em Fort Lauderdale, na Flórida, que nesse exato momento passa pelo maior furacão da História dos Estados Unidos. Decidi na quarta-feira (6/09) sair em direção a Orlando, onde estou no momento. Acredite, tudo é muito pior do que é visto na TV e jornais no momento!

Sou um pouco aventureira e encarei isso como um acampamento obrigatório de sobrevivência, então me equipei com antecedência: consegui gasolina, água e comida (acredite, enlatados e água somem do mercado), além de lanternas, pilhas, Bud Light, destilado, Red Bull e chocolate!

Escrevendo para vocês até não parece tão ruim, mas é!

A sensação de não saber quando poderemos voltar pra casa, se ela estará inteira, se seus pertences estão salvos, é um tanto agoniante.

Mas qual a ligação desse assunto pessoal, com o post?

Simples: qual o seu conhecimento sobre seguros em desastres naturais? Confesso que não tenho muito, pois meu objetivo era mostrar como as startups estão inovando no segmento, então perdi mais algumas horas e, aqui, tenho algumas informações sobre seguros voltado para furacões, que incluem: carro, casa, barco, comércio, etc.

O mercado de seguros, seja de bens de consumo, residência ou saúde, está muito atrasado, é burocrático e cheio de pequenas cláusulas que, na maioria das vezes, só beneficia a seguradora.

Porém, isso está mudando e cada dia vai mudar mais.

A informação ficará mais simples, a simulação ficará mais simples, a contratação ficará mais simples, e quem quiser se manter no mercado terá que fornecer o seguro rápido e, claro, mais simples.

Voltando a falar dofuracão, muitas seguradoras não cobrem desastre natural ou colocam cláusulas complicadas e muitas restrições. Uma startup do Vale do Silício lançou um seguro especializado em furacão e acredito que muitos deverão estar pensando nisso para 2018.

(Para maiores detalhes:  https://stormpeace.com. Gostaria também de saber mais sobre seguro no Brasil, como por exemplo o que destruiu a cidade de Mariana. Se os leitores puderem compartilhar comigo, agradeço!)

Ainda no assunto principal, uma pesquisa do Gartner 2016 prevê que no curto prazo a TI passará de um suporte para um motor de inovação empresarial para área de Seguros.

Pesquisa da PwC diz que InsurTechs (resultado da junção das palavras insurance-seguro e technology-tecnologia), atraem mais de U$ 3 bilhões em investimentos no mundo todo.

Abaixo alguns dos principais pilares das InsurTechs:

– Melhorar a experiência dos consumidores na contratação de seguros;

– Atrair novos consumidores para o mercado;

– Estimular o desenvolvimento de serviços cada vez mais inovadores;

– Ajudar o público em geral olhar para o setor de seguros com ‘bons olhos’.

Crescimento de startups por tipo de seguro

ANO MULT-LINHA VIDA NÃO-VIDA COMERCIAL PESSOAL
2014 26% 5% 69% 40% 60%
2015 25% 7% 68% 28% 72%
2016 30% 7% 63% 22% 78%

 

Mapa de InsurTechs no Brasil e no Mundo se divide nos assuntos:

  1. Venda Online
  2. Analytics | Big Data
  3. P2P
  4. Vendas e Marketing
  5. IoT
  6. Gestão do Benefício
  7. Gestão de Política
  8. Gestão de Reclamações

Abaixo algumas startups em destaque no Brasil e no mundo:

– A Youse é o primeiro player do país que se apresenta como InsurTech. A primeira plataforma brasileira de venda de seguro online, pertencente ao Grupo Caixa Seguradora. Entre os maiores diferenciais da Youse, que é uma marca nativa digital.

– A Direct.One gera e valida apólice usando Blockchain.

Neos é um serviço de seguro de casa conectado, projetado para prevenir acidentes que levariam a uma reivindicação de seguro. A tecnologia doméstica da Neos, que inclui câmeras, sensores de movimento e detectores de fumaça, alerta os proprietários de uma invasão, vazamento ou incêndio e contata as equipes de monitoramento 24 horas para enviar os alertas para a equipe correta.

Root Car Insurance: bons motoristas merecem os melhores preços. IoT, Mobile, Análise Preditiva. Baixe aplicativo. A partir daí, será solicitado informações básicas e, em seguida, é só começar a dirigir. Depois de algumas semanas, o aplicativo libera uma cotação personalizada e justa.

Aqui citei só alguns exemplo, vem muito mais por aí. O que esperar de inovação para seguros?

Esse assunto ficará para um post dedicado à Saúde.

Obrigada a todos pela breve atenção e espero voltar em breve com novos assuntos sobre startups e fintechs.


Continue aprendendo

 

Rosane Prado

Digital Business Consulting na Resource IT Solutions Digital Business Consulting, motivated by challenge and strongly result-orientated. Always looking for innovative opportunities.

Transformação Digital Os impactos da Transformação Digital na América Latina até 2025
A China está banindo a produção e a venda de veículos que não sejam elétricos