A transformação digital traz, cada dia mais, novas e inovadoras ferramentas para o setor imobiliário. Inteligência artificial, machine learning e realidade virtual são apenas algumas delas. Os chatbots, por sua vez, tomaram conta de empresas dos mais diversos setores — e não é à toa. 

Mas, você sabe o que é um chatbot?

Nada mais é do que um programa de computador que tenta simular um ser humano na conversação com as pessoas. 

Seu objetivo é responder as perguntas e dúvidas dos usuários, estruturando um diálogo programado. Dessa forma, algumas tarefas repetitivas e burocráticas podem ser automatizadas, a fim de nos deixar livres para resolver problemas mais complexos e que demandam mais atenção.

Um relatório apresentado pela Grand View Research apontou que quase metade dos clientes de diferentes nichos preferem ser atendidos por chatbots do que por outros meios. No setor imobiliário, isso não é diferente.

Neste artigo será explicado um conceito que contempla excelentes resultados: o uso do chatbot para imobiliárias. Se você deseja entender como essa tecnologia pode trazer vantagens para o seu negócio, não deixe de continuar com a leitura!

O potencial do uso do chatbot para imobiliárias

Assessorar alguém na escolha de um lar exige mais do que boas técnicas de vendas. Afinal, essa é uma decisão importante, o que faz com que precise dedicar tempo e cuidado ao cliente.

Com o auxílio de um primeiro contato, que passa em uma peneira as necessidades específicas de um consumidor em questão, se torna muito mais simples oferecer a ele um atendimento personalizado e exclusivo — e o mesmo, pode ser feito por meio do uso de chatbots.

No entanto, a aplicação do chatbot para imobiliárias pode fazer muito mais do que isso. Sua ação em empresas de grande porte, como o Google e o Facebook, demonstrou um ativo aumento em termos de ROI e engajamento, além de promover diversos benefícios que serão esclarecidos mais adiante.

Big data como facilitador

Existe um grande facilitador que atua na fórmula do sucesso do chatbot: o uso dos recursos computacionais consagrados pelo big data.

Nesse sentido é comprovada a importância de ter um processamento e armazenamento de dados para o setor imobiliário. Dessa forma, as imobiliárias podem se beneficiar por meio do cruzamento de dados para auxiliar na busca pelo imóvel ideal, mas também na avaliação de propriedades.

Logo, ao unir noções de análise e extração de dados com os recursos que os chatbots oferecem às imobiliárias, elas atingem novos níveis no encontro de soluções para seus clientes e se diferenciam da concorrência

Confira, a seguir, mais vantagens práticas da aplicação do chatbot para imobiliárias.

Vantagens em adotar o chatbot para imobiliárias

É muito importante que as imobiliárias compreendam o potencial do uso de chatbots em seus atendimentos. Além das informações captadas acima, ainda existem diversas vantagens que atuam, na prática, a fim de aprimorar a realização de tarefas e elevar os resultados dessas empresas. Veja!

Economia de tempo e de recursos

Vamos supor que um consumidor visite o site de uma imobiliária em busca de um local para morar. Com tantos clientes para atender e visitantes antigos para reter e nutrir, pode ser difícil que a equipe consiga tirar tempo para dar toda a atenção primária e necessária para esse usuário.

Em vez de expandir o time, o que implica em custos adicionais, o chatbot pode oferecer o atendimento inicial a ele, encaminhando-o para o suporte dos colaboradores da imobiliária somente após a coleta dos dados principais do cliente e do motivo de seu contato.

Isso economiza tempo, uma vez que:

  • otimiza o atendimento humanizado;
  • gera melhores resultados, pois elimina a coleta de dados iniciais antes realizada pelo consultor imobiliário;
  • e poupa recursos, por conta do baixo custo de implementação dessa ferramenta de inteligência artificial.

Auxílio na construção do funil de vendas

Um dos passos fundamentais para a construção sólida dos resultados de uma imobiliária é a captura de leads e a manutenção de uma quantidade de clientes mensal que busque por suas soluções. Ao considerar a capacidade dos chatbots de coletar e reter informações, se torna mais fácil garantir isso.

Os bots amparam o topo do funil de vendas das empresas em suas comunicações diretas. Contudo, eles ainda podem coletar informações, como endereços de e-mail, que auxiliam na qualificação das necessidades dos consumidores e, posteriormente, no fechamento do negócio.

Respostas rápidas

Muitos questionamentos por parte de clientes que entram em contato pela primeira vez com imobiliárias a fim de alugar, comprar ou vender propriedades são bastante comuns. Tais como: “Quanto vale meu imóvel?”, “Quais são os bairros mais seguros para se viver?” e “Quanto custam imóveis em x localidade?”, são apenas algumas delas.

Se os clientes recebem respostas rápidas e eficientes, seu nível de satisfação tende a subir. Com isso, se torna mais provável que ele busque por soluções para seus problemas junto à sua empresa — e não com os concorrentes, que não possuem o mesmo preparo. 

Utilizar o bot para esse processo facilita tanto na procura do cliente, que pode ser respondido até fora do horário comercial, quanto para a imobiliária, que consegue ter um relacionamento mais próximo dos usuários.  

Atendimento 24 horas

A restrição de tempo característica aos agentes imobiliários humanos não se aplica aos chatbots. Como mencionado anteriormente, o atendimento do bot pode ser realizado mesmo fora do horário de funcionamento da imobiliária. Bem como, significa que seus clientes podem ter suas necessidades amparadas a qualquer momento do dia.

Durante todas as suas 24 horas de atuação, eles podem:

  • agendar visitas;
  • oferecer tours virtuais;
  • apresentar clientes às informações iniciais de seus consultores imobiliários;
  • e muito mais, a depender do que o seu negócio oferece e chatbot for programado para fazer.

Cases de sucesso que respaldam o uso do chatbot para imobiliárias

Se você ainda está buscando razões para adotar a tecnologia do chatbot para imobiliárias, confira alguns cases de sucesso em outros setores que vão lhe convencer em definitivo.

Uber

A Uber é destaque no uso de chatbots para otimizar seus serviços. Nos Estados Unidos, ela recruta seus motoristas particulares por meio deles e ainda íntegra seu aplicativo ao Messenger do Facebook para otimizar a experiência do usuário que busca contratar seus serviços. 

Superplayer

Neste aplicativo de música é possível contar com o Zak. O chatbot assume a personalidade de um DJ e que toca músicas de acordo com as necessidades de seu público. A coleta das informações sobre o usuário é feita por meio da interação entre o ouvinte e Zak, trazendo inovação para o setor e sendo um excelente exemplo do bom uso dessa ferramenta.

Duolingo

O aplicativo que ensina e exercita diferentes línguas junto aos seus usuários funciona inteiramente por meio de bots. Eles aprendem novas palavras e expressões de maneira dinâmica e automatizada, sem a necessidade de se conectar com tutores humanos.

Localiza Hertz

Essa empresa de locação veicular aprimorou sua aquisição de novos clientes. Ela baixou custo e otimizou com rapidez e eficácia seu atendimento por meio dos chatbots. Ao acessar seus canais de comunicação, o cliente pode reservar veículos, alterar dados de sua reserva e tirar dúvidas.

Magazine Luiza

Certamente você já ouviu falar na Lu, da Magazine Luiza. O chatbot foi criado pela rede varejista para auxiliar no atendimento ao público e melhorar a agilidade nos processo. Esse sem dúvidas é o case de sucesso mais conhecido do Brasil.

A personificação da Lu ajudou aumentar a empatia dos clientes pela marca

Ao passo que, antes de sua criação a equipe de marketing havia apontado certa  insatisfação dos clientes ao esperarem pelo atendimento e resolução de um problema de pós-vendas. 

Neste caso, o bot foi uma solução inovadora para resolver com mais agilidades esses impasses e melhorar a experiência dos clientes. 

Cases de sucesso como os apresentados deixam clara a efetividade do uso de chatbots. Afinal, é primordial que empresas como essas invistam em soluções inteligentes as quais impactam e melhoram a experiência do cliente. 

Se você ainda não tem um chatbot na sua imobiliária pode começar a planejar agora mesmo. Essa tecnologia está crescendo cada vez mais, por isso não fique de fora dessa inovação e adote em seu negócio.

Se você gostou de saber mais sobre o chatbot para imobiliárias e deseja ter acesso a essa e mais propostas de valor para inovar sua empresa, não deixe de entrar em contato conosco.

Eduardo Barbosa

Profissional com mais de 25 anos de experiência em finanças, desenvolvimento de negócios, reestruturação e mudança organizacional. Como CEO da Brognoli Negócios Imobiliários desenvolve trabalhos com forte impacto no segmento imobiliário, atuando com foco em processos de transformação digital e crescimento acelerado. Nos últimos anos, Eduardo também tem ajudado novos empreendedores com mentoring, palestras, artigos, conselhos e conexões, buscando viabilizar a escalabilidade destas. Tem uma intensa e longa experiência como professor na área de mercado de capitais e Economia Comportamental.

imobiliariasImobiliárias
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Gestão Comportamentos chave em times ágeis de alta performance
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Martech A evolução do Marketing Digital: como começar com MarTech
ABOUT THE SPONSORS
Bloco

O Bloco é uma iniciativa da Brognoli para a inovação do Mercado Imobiliário. O Bloco nasceu com o objetivo de auxiliar empresas do setor imobiliário a desenharem novas propostas de valor e experiências positivas para os consumidores por meio de conexões entre o ecossistema de inovação.

[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]