Você acredita estar caminhando na direção certa para se tornar um Growth Hacker? Quais dúvidas persistem na sua cabeça? Se você está se preparando ou se considera preparado para essa tarefa, separamos alguns itens bem importantes para que você avalie seu desempenho dentro dessa área incrível.

Encontre o seu mentor

Se você está buscando essa carreira ou já está dentro dela, deve ter alguém como inspiração. Encontre alguém que foi bem sucedido e tem muito para ensinar. Você pode buscar alguém de dentro da sua empresa (ou de uma antiga) e até influencers nas redes sociais: Linkedin está aí para isso! Leia textos, questione, convide para um café. É importante conhecer pessoas do ciclo Growth para te manter mais conectado e imerso nessa área.

Se você não tiver noção de como deve começar, separamos algumas pessoas para você adicionar nas suas redes sociais:

Escolha sua área e comece por ela

A área de Growth é muito extensa e isso pode causar desânimo em diversas pessoas, mas não em você, certo? Um bom passo é estudar parte por parte até dominar a maior parte das áreas. Concentre-se no que acha mais fácil e se aprofunde nisso: estude sobre, busque palestras, conferências, workshops, bootcamps. Depois quando sentir que já está dominando a área, é hora de começar tudo de novo com outra área. A persistência e o estudo vão garantir que você se torne um grande growth hacker.

Lembre-se que você não estará sozinho nessa área. É importante ter uma equipe comprometida e com pessoas capacitadas. Então, pensando nessa equipe perfeita, você pode escolher algumas áreas dentro do Growth para se especializar. O que acha de começar com estatística? E programação? Experiência do usuário? Já sei, onboard com clientes?

Tenha em mente os conceitos de marketing

“As regras do marketing mudaram para sempre. Os modelos antigos estão te trapaceando”, essa frase veio do Ryan Holiday, referência mundial em Growth Hacking, estrategista em novas mídias e palestrante do KES – Knowledge Exchange Sessions.

Ainda assim, marketing é a área mais ampla dentro de Growth. É muito importante conhecer e dominar os seus conceitos. Mesmo que as táticas de ambas as áreas sejam diferentes, elas possuem fundamentos parecidos. Então, se você está um pouco perdido nesse caminho, conhecer o básico de marketing tradicional vai te dar uma boa direção de como deixar o ultrapassado de lado, e o que é importante para encarar as novas regras.

Domine o Analytics

Você não precisa ser expert em exatas, mas precisa ser uma pessoa bastante analítica e aprender a respeitar os números. Você vai descobrir que as métricas são suas melhores amigas. Pense que você precisa divulgar o seu produto com um orçamento muito baixo. O que você faria? Como growth hacker, você vai precisar buscar as melhores estratégias para resolver esse problema e os números vão te orientar

Então agarre essa ferramenta e a domine muito! Com os dados em jogo, você mantém as melhores decisões e busca mudanças a partir delas.

Mergulhe nesse universo

Quando você fizer todos esses itens, você já vai estar obcecado e imerso nesse universo: sonhar, falar, escrever, assistir, ir para conferências, perguntar, implementar, testar, comer e respirar growth. Ufa! Se você conseguir pensar em mais coisas para fazer com o esse tema, faça! Quando você está totalmente presente nessa área, você caminha para o lado certo.

O que acha de começar com algumas indicações de livros?

  • Contágio: Por que as coisas pegam, autor Jonah Berger
  • Hackeando Tudo: 90 Hábitos Para Mudar o Rumo de Uma Geração, autor Raiam Santos e Simoni Cavallari

Não esqueça da criatividade

Não basta ser analítico, você precisa ter ótimas ideias! Não importa se você não se formou em Design ou Publicidade, todos nós nascemos com o poder de sermos criativos. Um bom profissional de growth é capaz de ser criativo utilizando poucos recursos. O ideal é não seguir as tendências, mas sim criá-las. Isso pode parecer muito assustador, mas na verdade é apenas aquele famoso “vamos pensar fora da caixinha”.

Mas eu não sou criativo, e agora? Criatividade também pode ser conquistada. Uma boa forma de se manter criativo é sendo extremamente curioso com tudo. Conheça seus concorrentes, mas inove com base em tudo que você aprendeu e aprende. Leia diversos livros e blogs, conheça as séries e filmes em alta. O que seu público está curtindo no momento? Foque nisso! É ótimo usar referências no seu produto.

Se você segue todos esses pontos, já pode se considerar um profissional dessa área!

Agora diz, você está no caminho certo? Bem, sendo sua resposta sim ou não, concordamos que você precisa ser curioso e sempre estar mergulhado nesse universo, certo? Então deixamos uma dica de um curso de Growth Hacking na Mastertech, escola de habilidades do século XXI que transforma pessoas através de cursos e bootcamps imersivos.

Larissa Chinaglia

Inbound Marketing na Mastertech Inbound da Mastertech, onde descobriu que é possível ser apaixonada por trabalho! Experiência em marketing digital com Redação, Social Media e Inbound. Estudante de publicidade e propaganda com vícios em escrita, viagens e aprendizado.

Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Mercado O futuro do mercado de trabalho: projeções para a próxima década
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Mercado As tendências para o Marketing de Influência em 2018
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]