A inteligência artificial está avançando nos mais variados setores, inclusive no gerenciamento de projetos. De acordo com um relatório do Project Management Institute (PMI), o crescimento do uso da IA exigirá mudanças dos profissionais da área.
Para a realização da pesquisa foram entrevistados 551 gerentes de projetos em todo o mundo. Segundo os resultados, 81% dos participantes afirmaram que suas empresas já estão sendo impactadas por tecnologias de inteligência artificial. Além disso, a proporção de projetos gerenciados com IA deverá saltar de 23% para 37% nos próximos três anos.
Sobre as aplicações da inteligência artificial no setor, o PMI identificou seis tecnologias específicas que estão sendo adotadas nas organizações. As três primeiras são as principais nos dias de hoje:
1. Sistema baseado em conhecimento: Compreende o processamento de dados para apoiar o aprendizado humano e as tomadas de decisão.
2. Aprendizado de máquina: Analisa os dados para construir modelos detectando padrões e otimizando as tomadas de decisão.
3. Gerenciamento de decisão: Cria processos inteligentes baseados em regras e lógica para automatizar as tomadas de decisão.
Além dessas três aplicações, o PMI identificou as tecnologias de inteligência artificial que ganharão maior espaço nos próximos três anos:
1. Sistemas especialistas: Imitam a inteligência humana, habilidades ou comportamentos em determinadas áreas.
2. Deep learning: Constrói, treina e testa redes neurais capazes de predizer resultados e classificar dados com base em probabilidades.
3. Automação de processos: Imita e automatiza tarefas humanas em processos corporativos.
Para Michael DePrisco, vice-presidente de soluções globais do PMI, o relatório mostra que chegou o momento das empresas avaliarem como podem usar a IA para alavancar seus negócios. “Como os profissionais de projeto são os grandes responsáveis por ajudar a implementar a mudança, eles terão um papel crítico em influenciar a adoção dessas tecnologias em suas organizações”, explicou.
O especialista também acredita que a implementação da inteligência artificial na área de gerenciamento de projetos exigirá mais do que apenas a adoção da tecnologia. De acordo com ele, será preciso criar uma nova mentalidade e cultura organizacional para que os investimentos gerem resultados.