Estamos no 4º dia do Gartner Symposium ITxpo 2017, aproximadamente 14 mil pessoas de todo mundo transitando pelos corredores e imensos salões espalhados pelo complexo, muitas informações sobre estrutura de TI, futuro e muito mais estão sendo apresentadas essa semana no evento realizado em Orlando, Flórida.
Gartner abriu o evento com o tema The Intelligent Digital Mesh, que é junção de pessoas, dispositivos, conteúdos e serviços da malha digital inteligente.
Além deste novo termo, a empresa lançou também Digital Dexterity, para tratar a Destreza Digital e apresentar os estudos sobre a ambição digital dos CIOs no mercado mundial.
Review do evento
As previsões do Gartner e a série de suposições que os apoiam ilustram como os CIOs devem procurar e se destacarem primeiramente no papel de estrategista de negócios, e em segundo plano como tecnólogo.
Em 2018 , CIOs serão mais responsáveis do que nunca pela geração de receita, criação de valor e desenvolvimento, e lançamento de novos modelos de negócios usando tecnologias comprovadas e emergentes.
Para eles, IA e IoT serão protagonistas:
– Até 2020, 30% dos CIOs irão incluir IA nos top 5 prioridades de investimentos e 30% dos novos desenvolvimentos irão incluir IA como componente de entrega, junto com time de cientista de dados e desenvolvedores.
– Até 2022, a IoT ajudará o consumidor e negócios a economizar US$ 1 trilhão por ano em manutenções e consumíveis.
A Gartner ainda aponta CIOs como colaboradores na criação de novos negócios, utilizando seletivamente as tecnologias para atingir esse objetivo.
Previsões para organizações e estruturas de TI em 2018
A seguir estão as dez previsões para organizações de TI em 2018 lançadas no evento:
01.
Até 2021, as empresas que redesenharem seus sites para suportar pesquisas visuais e de voz aumentarão a receita de comércio digital em 30%;
02.
Até 2020, cinco dos sete principais gigantes digitais irão se “self-disrupt” intencionalmente para criar sua próxima oportunidade de liderança;
03.
Até o final de 2020, o setor bancário obterá US$ 1B em valor comercial a partir do uso de cripto moeda baseada em blockchain;
04.
Em 2022, a maioria das pessoas em economias maduras consumirá mais informações falsas do que informações verdadeiras;
05.
Até 2020, a criação de “realidade falsa”, baseada em AI, ou conteúdo falso, superará a capacidade da IA de detectá-la, fomentando a desconfiança digital;
06.
Até 2021, mais de 50% das empresas estarão gastando mais por ano em bots e criações de chatbot do que os desenvolvimentos tradicionais de aplicativos para dispositivos móveis;
07.
Em 2021, 40% da equipe de TI será versátil, ocupando vários papéis, a maioria dos quais será de negócios, e não de tecnologia;
08.
Em 2020, a IA se tornará um motivador de emprego líquido positivo, criando 2.3M empregos, eliminando apenas 1,8M;
09.
Até 2020, a tecnologia IoT estará em 95% dos eletrônicos para novos projetos de produtos;
10.
Até 2022, metade de todos os orçamentos de segurança para a IoT irão para remediação de falhas, recuperações e falhas de segurança em vez de proteção.
Pronto para a revolução que vem aí? Prepare-se entendendo o que é Transformação Digital e quais seus impactos no mercado.