Há pouco, a GM anunciou a primeira fábrica do mundo para produção em massa de carros autônomos.
Esse grande passo para a história do mercado automobilístico (e mesmo da humanidade) começou em 2016, quando a montadora adquiriu a startup Cruise Automation, especialista na produção de carros autônomos.
De lá pra cá, a empresa buscou acelerar a produção de carros sem motorista em larga escala e, hoje, com o lançamento desta nova fábrica, prevê a entrega de 100.000 unidades por ano.
O carro
O modelo autônomo foi desenvolvido com a colaboração de mais de 2.000 profissionais, simula o comportamento humano – com exceção das falhas e distrações, é claro – e foi desenhado para ser produzido em massa de forma efetiva.
Todo seu projeto foi acompanhado de perto por equipes de segurança e validação dedicadas. Seus sistemas elétrico, comunicativo e operacional são exclusivos para carros autônomos e, para todo o conjunto, existe um sistema de backup – assegurado por outro sistema de backup, que ainda é assegurado por um terceiro sistema.
Depois de todo esse cuidado, o carro passou em todos os testes rigorosos aplicados aos carros da GM.
A fábrica
Segundo o CEO e Fundador da Cruise Automation, Kyle Vogt, a produção em massa dos carros autônomos é como “uma sinfonia logística”.
A fábrica ocupa uma área do tamanho de 75 campos de futebol americano, abriga centenas de robôs e veículos que se locomovem por todo espaço através de esteiras, e alimenta a produção com peças de milhares de fornecedores sempre disponibilizadas na ordem correta, no momento perfeito.
Em poucas semanas, os funcionários da Cruise vão começar a se locomover por São Francisco com os carros que produzem, utilizando apenas o app da empresa.
Fonte: PSFK