A Ava Science Inc, empresa de saúde com foco em tecnologias para mulheres, anunciou o lançamento de uma pulseira de rastreamento de fertilidade. De acordo com informações divulgadas pela Forbes, a companhia integrou pesquisas clínicas com sistemas de inteligência artificial, tornando o dispositivo capaz de identificar os cinco dias mais férteis do ciclo das mulheres em tempo real.

Para o desenvolvimento da pulseira, a Ava Science Inc liderou um estudo com 237 mulheres e mais de mil ciclos menstruais. Segundo as observações, que foram publicadas pelo “Journal of Medical Internet Research”, durante o ciclo há uma série de mudanças fisiológicas, como ritmo de pulso, frequência respiratória e temperatura. Com isso, o dispositivo monitora e coleta as informações, alertando as usuárias sobre os momentos mais propícios para engravidar.

Apesar dos esforços, vale ressaltar que a pulseira possui 90% de precisão, por isso não deve ser utilizada como método de contracepção. De qualquer forma, o dispositivo mostra um avanço nas pesquisas para o que pode se tornar um anticoncepcional menos invasivo para a saúde da mulher.

Para Lea von Bidder, cofundadora da Ava, os resultados dos testes demonstram que é possível que as mulheres tenham maior controle sobre seu ciclo reprodutivo. “A ciência é a chave para entender verdadeiramente a saúde feminina. A visão da Ava como uma empresa é se tornar uma companheira de longo prazo para as mulheres, ao fornecer insights científicos e baseados em dados em todos os estágios de suas vidas reprodutivas. Essa perspectiva é uma grande parte da razão pela qual publicamos nossos resultados: não apenas para demonstrar que nosso algoritmo é preciso, mas também para ampliar a crescente base de conhecimento científico que essa tecnologia oferece para a saúde feminina”.

saudeSaúde
Tecnologia da Informação Transformação Digital As maiores tendências para a transformação digital
Futuro do Trabalho Gestão Recursos Humanos Relacionamento 9 dicas para reduzir a rotatividade na sua empresa
ABOUT THE SPONSORS
Introduce

Arquitetamos estruturas e soluções de redes de computadores que garantem a maior disponibilidade dos serviços de TI e aumentam a proteção da empresa, a confidencialidade de negócios e a produtividade das equipes.