As organizações digitais são um sistema complexo, onde é necessário encontrar o equilíbro entre mudança e estabilidade, inovação e padronização. Diante dessa tendência mundial, uma das áreas de conhecimento que pode contribuir para manter os negócios viáveis produzindo efeitos estratégicos é o design thinking, importante para reiventar as organizações na adaptação à inovação.
Projetando uma organização digital viável
A transformação digital está se popularizando rapidamente, permitindo que empresas de todos os tipos e tamanhos se reinventem. Apesar disso, o surgimento de oportunidades e riscos para a exploração digital devem seguir um padrão não linear, já que os principais desafios envolvem fatores que interagem de forma dinâmica, como comportamento individual e atividades em equipe, processos organizacionais, estrutura dos negócios e eficiência.
Para os especialistas, dentro de uma perspectiva estrutural, as hierarquias organizacionais excessivamente rígidas não conseguirão suportar as mudanças necessárias para a transformação digital, pois a flexibilidade é premissa básica para adotar a alta velocidade dos novos modelos de negócios e, consequentemente, impulsionar seu crescimento.
Pensando nisso, as empresas devem construir um sistema organizacional complexo e dinâmico, elaborado para se adaptar às mudanças emergentes na estrutura, funções e comportamentos das pessoas. De acordo com os analistas, é benéfico construir interdependências organizacionais horizontais para acelerar a velocidade dos negócios e melhorar a performance das empresas.
Para responder efetivamente às novas dinâmicas, é fundamental refletir sobre como ampliar o ecossistema organizacional e as fontes de receita. As empresas devem aproveitar o design thinking para ajustar a estrutura da empresa para otimizar a capacidade de inovação, trabalhando em diferentes níveis para alcançar a maturidade organizacional.
Ainda sobre o assunto, o design thinking também pode contribuir para o planejamento estratégico e a metodologia para orientar a transformação digital nos negócios. Um dos pontos mais importantes é que organizações digitais saudáveis investem na circulação de informações e ideias entre todos, favorecendo soluções rápidas e eficazes graças a cultura de integração.
De forma geral, deve-se analisar se a organização possui maturidade e compreensão sobre seu contexto, refletindo sobre a necessidade de se mudar a estrutura organizacional. Sistemas de negócios altamente dinâmicos precisam ser elaborados cuidadosamente. O objetivo do design organizacional é criar de forma inteligente sistemas adequados para explorar o ambiente, melhorar o funcionamento da empresa e, finalmente, alcançar resultados positivos.