- Para a transformação digital, as empresas têm apostado em tecnologias de ponta, mas há algumas tendências para os próximos anos que prometem revolucionar os negócios de forma ainda mais intensa. Criando e possibilitando novas experiências, alavancando a inteligência artificial (IA) e desenvolvendo novos sistemas para que as companhias tirem o máximo proveito dos ecossistemas digitais emergentes, soluções inovadoras são apresentadas todos os dias. Mas quais serão as tecnologias que vão se tornar essenciais para que as empresas alcancem a diferenciação competitiva?
É verdade que o ritmo das mudanças tecnológicas continua em total aceleração, o que tem gerado dúvida e dificuldade para os negócios que buscam acompanhar as principais tendências. Para lidar com esse cenário, é fundamental que os líderes avaliem as oportunidades em potencial das tecnologias emergentes para a sua aplicação nas organizações.
AIoT
Atualmente, uma das principais promessas é a Internet das Coisas (IoT) combinada com a inteligência artificial. Chamada AIoT, Inteligência Artificial das Coisas, a solução oferece sistemas inteligentes e conectados capazes de se auto-corrigir e se auto-consertar.
A expectativa é a de que os sistemas de AIoT sejam capazes de detectar falhas e variáveis de forma ativa, sendo útil para praticamente todos os setores. Ao que tudo indica, a IA vai impulsionar a IoT industrial em duas frentes: em primeiro lugar, aumentando a inteligência e, em segundo, analisando fluxos de dados em tempo real, aumentando a produtividade das organizações com a aceleração de processos.
Humanidade aumentada
Uma das principais tendências é de que as máquinas façam cada vez mais parte da vida dos seres humanos. Mas para além de imitar o comportamento e a inteligência humana, a expectativa é de que nos próximos anos as pessoas melhorem sua capacidades físicas e cognitivas com o auxílio das máquinas.
As tecnologias emergentes focadas na extensão das habilidades humanas incluem a inteligência aumentada, ambientes de trabalho imersivos, biotecnologia, biochips, entre outras, todas aumentando as potencialidades humanas.
Avanços em comunicação
As comunicações têm feito avanços importantes nos últimos anos e devem ter impacto significativo para os seres humanos. Um exemplo importante são os satélites de baixa órbita, que podem fornecer conexão de qualidade à internet globalmente. Para se ter dimensão do potencial da tecnologia, as constelações de satélites deverão permitir conectividade para 48% das residências que atualmente não contam com conexão, proporcionando novas oportunidades econômicas para regiões remotas.
Ecossistemas digitais
Através dos ecossistemas digitais, a previsão é de que as empresas possam criar novos produtos e serviços aprimorados. Já para o setor público, a ideia é que esses ecossistemas sejam projetados para alavancar as cidades inteligentes.
A previsão de investimento na área é tão grande que pesquisas mostram que os ecossistemas digitais emergentes poderão representar mais de US$ 60 trilhões em receita até 2025.
IA e análises avançadas
Para além da tradicional Business Intelligence, a análise avançada compreende o exame autônomo ou semiautônomo de dados a partir de técnicas e ferramentas sofisticadas.
É verdade que a tomada de decisões baseada em dados já é óbvia, e justamente por isso o mundo está vendo as análises avançadas, preditivas, ganhando cada vez mais espaço nas empresas. Essas soluções atendem a demanda para calcular possibilidades, prever resultados e fazer recomendações graças ao potencial de aprendizado da IA.
Pensando a longo prazo, as organizações devem começar a avaliar quais soluções emergentes podem ser implementadas para alavancar os seus negócios. No entanto, é fundamental que o processo não seja limitado com a adoção de novas tecnologias. Vale lembrar que a verdadeira transformação digital tem em sua base a mudança cultural. Por isso, o primeiro passo deve ser sempre a elaboração de um planejamento cuidadoso antes de tirar o projeto do papel. Elaborando uma estratégia consciente, as chances de sucesso serão cada vez maiores.