A importância do atendimento digital para sites e e-Commerces

Entenda como tornar mais eficiente o atendimento digital em sites e e-commerces

Seu cliente consegue respostas imediatas para resolver qualquer demanda, inclusive nos canais digitais? Se você trabalha com vendas no meio online e possui um site com esse fim, é possível que a resposta seja não. Apesar de o consumidor atual ser imediatista e exigir que suas necessidades sejam atendidas com rapidez, é raro que as empresas consigam acompanhar essa tendência. Eis a importância do atendimento digital para sites.

Considerando também que as estatísticas de vendas online continuam crescendo, chegou a hora de empresas investirem no atendimento online para sites. A qualidade do seu atendimento digital pode ser um fator decisivo para concretizar ou comprometer a compra. Lembre-se que o consumidor, agora, é livre para fechar a aba do seu site e buscar o concorrente. Nesse artigo, revelaremos como o atendimento pode ser uma das chaves para evitar esse comportamento e melhorar a satisfação do cliente.

O imediatismo online do cliente criou novas demandas

Em um smartphone ou dispositivo móvel, tudo acontece com muita velocidade. A pessoa pensa em comprar um livro e visita o site da Amazon pesquisando pelo título. Talvez busque opções de preços e comece a fazer comparações. Logo depois de escolher a loja que deseja, seleciona o livro no carrinho de compras, define a opção de pagamento e finaliza a compra.

Por viver em uma época em que informações surgem e desaparecem, na tela do celular, em questão de segundos, o usuário moderno quer tudo para ontem. Esperar 15 minutos para ser atendido no call center para tirar uma dúvida é coisa do passado. Agora é preciso dar respostas rápidas, quase imediatas.

Conseguir oferecer esse tipo de serviço requer uma equipe de atendimento muito maior, bem treinada e com disponibilidade para trabalhar em todos os turnos. Sejamos sinceros aqui: será que valeria a pena contratar mais gente para trabalhar no seu atendimento só para suprir a demanda dos compradores online?

Por isso, existem soluções tecnológicas que resolvem esses problemas, como os chatbots e sistemas de atendimento online para sites.

Vantagens do sistema de atendimento online para sites

A primeira vantagem é conseguir atender seu cliente no horário em que ele precisa sem a necessidade de aumentar a equipe de atendimento. Ferramentas, como os mesmos chatbots, podem ser programadas para realizar a conversa com o cliente. Ele pode pedir mais informações, perguntar sobre as dimensões do produto e outros.

Por meio desse sistema, também é possível coletar informações do cliente e executar atendimentos mais personalizados. E não precisa ter a preocupação de que o cliente se sentirá incomodado por conversar com um robô? A maioria dos clientes não se importa, desde que o problema seja resolvido de maneira satisfatória.

Usando um chat para o atendimento, você impede que o cliente deixe seu site caso não encontre a informação que precisa.

As exigências do consumidor digital

O consumidor online é cheio de exigências que, às vezes, o fazem desistir da compra. Talvez o produto não seja do tamanho certo, ou as dimensões não se encaixem na sua casa e tantos outros problemas. Agora, pense que essa pessoa procurou o que desejava na página do produto e não conseguiu encontrar o que buscava. Caso nenhuma abordagem seja feita a esse cliente, ele deixará a página para continuar sua pesquisa em outro lugar.

Conseguir conversar com um chatbot ajuda a encontrar uma solução rápida e prática para esses problemas mesmo que sejam 4 horas da manhã.

Para complementar, o uso de sistemas de atendimento online para sites ajuda a construir um relacionamento duradouro com o cliente. Para atender melhor, é necessário surpreender e agradar, o que contribui para aumentar a fidelização de clientes. Mesmo depois da compra, o sistema auxilia a automatizar o atendimento para que ele continue sugerindo itens pelos quais os consumidores podem se interessar depois.

Os chats e sistemas são ótimos desde a pré-venda, para tirar dúvidas, até a pós-venda, para garantir satisfação. O cliente precisa reclamar, tirar uma dúvida sobre o uso do produto ou saber como descartá-lo? Aproveite essa ferramenta, desafogue sua equipe de atendimento e melhore a conversão das vendas.

Quem deve usar sistemas de atendimento?

Qualquer empresa ou loja virtual disposta a alcançar a excelência deve adotar esses sistemas de atendimento online para sites. Eles são uma maneira prática de dar atenção ao cliente a qualquer hora. É muito mais rápido do que ficar vários minutos no telefone esperando ser atendido ou ficar aguardando o retorno de um e-mail.

Sabendo disso, chegou a hora de arrancar na frente da concorrência e satisfazer as exigências do novo consumidor. Eles estão o tempo todo no meio virtual e querem atenção constante. Agora é possível atender essa grande demanda automatizando seu site.

CCO na Huggy

Formado em Sistema da Informação, promotor de ecossistemas de empreendedorismo, apaixonado por tecnologias e padrões. Gosta de compartilhar conhecimentos e experiências em todas as áreas.