Locais de trabalho de empresas multiculturais oferecem muitas oportunidades, mas também podem ser desafiadores para as lideranças. De fato, a diversidade no ambiente corporativo já é uma realidade, afinal, dentro das empresas existem colaboradores de diferentes idades, classes sociais, etnias, religiões, culturas, entre outras realidades. Apesar disso, grande parte das organizações ainda não sabe como lidar com ambientes de trabalho multiculturais e nem como aproveitar as diferenças para benefício do próprio negócio.

De acordo com informações divulgadas pela Entrepreneur, locais de trabalho que abraçam a diversidade geram 19% mais receita do que ambientes menos diversos. Além disso, as equipes multiculturais são capazes de superar os concorrentes em 35%. Especialistas afirmam que existem algumas dicas básicas para tornar o ambiente de trabalho multicultural mais produtivo, melhorando o desempenho dos negócios de forma simples.

Inteligência cultural

É fundamental que os gestores tenham inteligência cultural. Saber lidar com as diferenças e ter flexibilidade para mudar o estilo de liderança de acordo com os colaboradores de diferentes culturas são pontos essenciais para construir um ambiente de trabalho saudável para todos.

Conheça seus colaboradores

Observar os membros da equipe e conhecer suas personalidades podem fazer grande diferença na hora de construir um time multicultural. Entendendo quem é quem, é possível compreender as melhores formas de abordar a equipe como um todo. Caso as pessoas sejam mais descontraídas, a recomendação é estabelecer ambientes de trabalho mais livres. Caso o time seja mais sério, manter a equipe em busca dos melhores resultados pode funcionar melhor.

Observe as diferenças

Apesar do idioma ser a primeira diferença perceptível quando se pensa em diferenças culturais, há diversas outras pistas não verbais que também precisam ser observadas. Vestuários, expressões faciais, gestos corporais, postura física e contatos interpessoais são apenas algumas variáveis que merecem atenção para saber lidar individualmente com os colaboradores. Compreender as expressões não verbais de diferentes culturas no espaço de trabalho pode minimizar o risco de deixar os trabalhadores desconfortáveis.

Entenda as diferenças de tempo

A questão do tempo é outra consideração importante nos ambientes de trabalho multiculturais. Algumas culturas, como a japonesa e norte-americana, são orientadas para o futuro, o que significa que esses colaboradores tendem a se concentrar em cumprir metas no menor tempo possível. Já na Índia, não há pressa e as tarefas podem ser realizadas sem repreensão por longos períodos. Estar atento a essas diferenças é essencial na hora de organizar uma equipe diversificada.

Para os analistas, mantendo o controle sobre o grupo de colaboradores e sobre a forma como cada um estrutura seu dia de trabalho, as empresas estarão no caminho certo para o sucesso.

transformacao-digitalTransformação Digital
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transporte Pesquisadores austríacos criam semáforo inteligente
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Era da automação: recapacitação ou novas contratações?
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]