Um estudo global realizado pela Accenture revelou que os executivos subestimam o potencial de inovação da tecnologia 5G. De acordo com informações da Bit Magazine, 53% dos líderes de médias e grandes empresas acreditam que a rede 5G trará poucas vantagens de velocidade e desempenho.

Durante a pesquisa, 72% dos executivos afirmaram ter dificuldade para pensar nas possibilidades e aplicações do 5G aos seus negócios. Além disso, 60% dos entrevistados disseram haver falta de conhecimento das empresas de telecomunicações sobre os desafios e potenciais da tecnologia para as suas indústrias.

Apesar das dificuldades apresentadas, os entrevistados entendem que o 5G pode ser útil na criação de vantagens competitivas. Para 60% deles, quase toda a população terá conexão 5G em 2022, o que deve contribuir para o desenvolvimento de novas experiências e modelos de negócios.

Desafios

Segundo o relatório, há diversas barreiras que precisam ser ultrapassadas para a adoção do 5G, como o investimento inicial (36%), segurança (32%) e adesão dos colaboradores (29%).

Outro ponto importante é que as percepções sobre a utilidade da rede 5G variam de acordo com o setor das empresas, o que deve influenciar na adesão. Por exemplo, 53% dos executivos da indústria de energia acreditam que a tecnologia terá impacto revolucionário com a possibilidade de chegar em áreas remotas. Já o setor público, com menor nível de conhecimento sobre 5G, entende, em sua maioria, que a rede será 10 vezes mais rápida que o 4G.

Como pode ser observado, uma das maiores dificuldades está ligada a falta de compreensão sobre as potencialidades e limites do 5G. Com a quinta geração chegando, será necessário investimento em explicações sobre as diferenças e capacidades reais da tecnologia, tanto para as indústrias quanto para os consumidores.

telecomTelecom
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Financeiro Os ganhos de uma gestão de contratos no digital
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Saúde Tecnologia Hospitais recebem robôs para ajudar equipes de enfermagem
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]