A IBM anunciou o lançamento do Pangea III, o supercomputador comercial mais poderoso do mundo. De acordo com as informações divulgadas pelo Information Age, a máquina foi desenvolvida para a Total Exploration & Production, empresa de energia com operação em mais de 130 países.

Segundo a companhia, o supercomputador terá como função melhorar a exploração de petróleo e gás. Com 25 petaflops de processamento e capacidade de armazenamento de 50 petabytes, o Pangea III será capaz de processar dados equivalentes a 130 mil laptops. Com isso, a Total poderá criar imagens precisas das camadas mais profundas da Terra, permitindo a identificação dos recursos naturais de forma mais rápida.

“O poder de computação do Pangea III aumenta a excelência operacional da Total. Isso permite à companhia reduzir os riscos geológicos na exploração e desenvolvimento, acelerar a maturação e entrega e aumentar o valor de nossos ativos através de operações de campo otimizadas, com tudo isso a um menor custo”, explicou Arnaud Breuillac, presidente da Total Exploration & Production.

O Pangea III foi construído com a mesma arquitetura usada no Summit (supercomputador mais rápido do mundo) e Sierra, a IBM Power9. Além disso, a máquina terá GPUs da Nvidia, cinco vezes mais rápidas que as placas usadas no Summit. Com todo o investimento tecnológico, o Pangea III entrou para o ranking dos 500 maiores supercomputadores do mundo em 11º lugar.

“Baseado na mesma tecnologia IBM encontrada no Summit e Sierra, os supercomputadores mais inteligentes do mundo, o Pangea III demonstra que o IBM Power Systems não é apenas para o governo ou para organizações de pesquisa”, disse David Turek, da IBM.

tecnologiaTecnologia
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Financeiro Pagamento Inteligência Artificial da Visa impede US$ 25 bilhões em fraudes por ano
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Aplicativo Brasil recebe nova plataforma de audiobooks
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]