O que Airbnb, Coursera, Cabify, WeWork, Wish, BuzzFeed e Cloudfare têm em comum? Estão na lista da CB Insights entre as 360 unicórnios do mundo, avaliadas em 1 bilhão de dólares ou mais. Está certo que chegar lá não é nada fácil, mas se você tem um sonho, vale a pena tentar. E o primeiro passo é começar – muitas vezes também o mais difícil. Por isso, separamos algumas dicas que irão ajudá-lo a dar o pontapé inicial no, quem sabe, próximo unicórnio brasileiro.

Entenda muito do mercado e dos seus futuros clientes

Essa é a coisa mais importante quando se trata de começar um novo negócio. Você sempre cria uma solução para um problema de alguém que é real: pensa, sente, fala e tem necessidades. Você pode conhecer todas as teorias de gestão e de pesquisa de mercado, mas se não aplicar a empatia ao utilizar essas ferramentas e ao conceber o seu produto as chances do seu negócio dar certo são pequenas. 

Antes de qualquer coisa é preciso saber quem você quer engajar e encantar. Para quem a experiência deve ser feita e o que esse público acredita ser importante. Depois, saiba tudo sobre o mercado que irá fazer parte: concorrentes diretos, indiretos, apelos, diferenciais competitivos, experiência do usuários nos concorrentes. Faça cliente oculto, levantamentos de share de mercado, levantamento de tendências do mercado.

Una-se às pessoas certas

Ninguém consegue ter sucesso atuando sozinho. Para começar o seu negócio você irá precisar de parcerias. Bons parceiros: aqueles que acreditam na ideia, apostam com você, sonham com você e podem ajudá-lo complementando suas maiores fraquezas e questionando o que você acha que sabe.

Não tenha medo de se aproximar de quem questiona o que você acredita, é nesses momentos que os seus horizontes se ampliam.

Saiba qual é o seu real MVP

Certamente você já ouviu falar em Mínimo Produto Viável, certo? Só que, muitas vezes, quando vamos conceber um produto queremos que ele seja exatamente como sonhamos antes de colocar na rua. É a velha história do “não quero fazer nada pela metade”. E isso faz com que nasçam produtos já vencidos. Ou seja, perde-se o timing e faz-se um investimento muito alto em algo que ainda não foi validado no mercado e cujo sucesso não podemos nem ter indícios de que irá acontecer.

Por isso, quando for definir o seu MVP pense no que realmente é essencial para que o seu produto faça o que precisa fazer. Todo o resto pode ser melhorado em passos seguintes.

Defina suas métricas e objetivos

Já ouviu aquela frase “o que não se mede não se gerencia”? É mais ou menos isso. Para criar sua startup você precisa entender quais são seus reais objetivos de negócio – e não vale dizer somente “eu quero ganhar dinheiro”, tá? O que realmente é a essência do seu negócio?

Em seguida, tenha clara qual é a sua definição de sucesso. Ou seja, o que é preciso alcançar no primeiro ano, no segundo, no terceiro e assim por diante. E, mais importante ainda, como você saberá que chegou lá.

Tenha sempre em vista as métricas que você utilizará para medir os seus critérios de sucesso e quais as metas que precisa atingir. E tenha cuidado com os objetivos e métricas de vaidade, não basta o seu negócio ser conhecido, ele precisa ser rentável. Afinal de contas, esse é o ponto de maior atenção quando os investidores forem avaliar a sua startup para fazer aportes de investimento.

Tenha coragem para empreender

Se você tem um sonho, tenha coragem! Nenhuma história de sucesso acontece se os protagonistas não tiverem coragem e audácia de investir naquilo que acreditam. Portanto, se você quer empreender – e mais empreender de forma inovadora – não abaixe a cabeça para as negativas que irá ouvir. Pense que, enquanto a maioria das empresas está pensando em como inovar, você já criou um negócio feito para isso.

Siga em frente e não tenha medo de fazer acontecer! Para dar ainda mais segurança, separamos este webinar de Planejamento de Carreira: você como seu maior e melhor projeto

 

Time KingHost

Somos uma empresa de hospedagem de sites e já nascemos na tecnologia. Buscamos levar conteúdo de qualidade para empreendedores, desenvolvedores, profissionais de marketing e curiosos digitais.

startupsStartups
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Setor Público Carteiras de identidade com QR Code começam a ser emitidas no Brasil
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia Transporte Jaguar Land Rover cria sistema de IA capaz de detectar humor do motorista
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]