Apesar de ainda serem promessas, os carros autônomos estão entre as prioridades de gigantes como Google, Apple, Uber e Tesla. Para além dos benefícios econômicos, as tecnologias autônomas podem ser a saída para reduzir acidentes e mortes no trânsito. Afinal, de acordo com a Entrepreneur, 94% dos acidentes são causados por falha humana. Outras vantagens do desenvolvimento de veículos autônomos (VAs) são o menor consumo de combustível, diminuição da emissão de CO2 e redução nos congestionamentos.

Para os especialistas, apesar do mundo ainda estar longe de soluções autônomas realmente eficazes, a expectativa é de que os carros sem motoristas tornem o trânsito mais seguro. Com a chegada da tecnologia 5G, a previsão é de que a comunicação entre os veículos se torne completa, permitindo que os carros sigam adequadamente as regras de trânsito.

“As parcerias entre os diferentes provedores de componentes, incluindo os fabricantes de hardware e os desenvolvedores de software, serão cruciais para ter veículos autônomos totalmente funcionais, seguros e confiáveis ​​que possam atender aos rigorosos padrões”, diz Nalin Gupta, diretor de desenvolvimento de negócios da Ridecell.

Além disso, a tecnologia tem potencial para impactar positivamente o mundo. A combinação de carros elétricos autônomos com o compartilhamento de veículos permitirá a redução de tráfego, de emissão de CO2 e de custos de transporte.

Claro que novas tecnologias vêm acompanhadas de novos desafios. O assunto mais polêmico do avanço dos veículos autônomos é o impacto nos empregos de motoristas. Segundo os analistas, caminhoneiros e taxistas terão que ser capacitados para novas funções, como monitoramento remoto, por exemplo.

Seja positiva ou negativamente, é consenso entre os especialistas que os VAs terão grande impacto na rotina e na indústria. Mas para chegar lá, diversos obstáculos precisarão ser ultrapassados. Em última instância, é fundamental que os carros autônomos sejam considerados mais seguros que a condução humana, pois só assim as pessoas poderão confiar na solução e adotá-la para o seu dia a dia.

smart-citiesSmart Cities
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia Transformação Digital AIoT é a promessa para o futuro da indústria 4.0
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Gestão Inovação Transformação Digital 3 características para identificar líderes transformacionais
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]