Os eventos b2b estão entre os que mais mudaram por conta da pandemia. A importância dos eventos para o marketing é enorme, mas esse nicho específico depende muito de trade shows, conferências e outros tipos de interação que costumavam acontecer pessoa a pessoa

Evidentemente, esse processo é quase impossível por conta da pandemia.O grande desafio é trazer a experiência desses eventos tradicionalmente presenciais para a experiência online. Felizmente, graças à tecnologia e a transformação digital isso é possível. 

Então, se você é vendedor b2b e precisa encarar esse desafio, continue lendo o post até o fim. Conheça 7 formas como os eventos b2b online podem ajudar.

1.Captação de leads em eventos

Essa é a principal forma como os eventos ajudam a disparar suas estratégias de marketing. Afinal, como você fez um evento que esteja alinhado aos seus objetivos estratégicos, é muito provável que os participantes tenham interesse no seu produto ou serviço. Ninguém participa de um evento sem ter interesse no assunto.

Por conta disso, o evento produz naturalmente uma lista de contatos filtrada por leads que tem alto potencial de conversão. Além disso, você pode ter outras estratégias para captar o contrato e fazer um processo de nutrição aproveitando o gancho do evento. Um dos objetivos mais difíceis para uma equipe de marketing é conquistar e filtrar os leads. O evento faz ambos por você de forma muito eficiente.

Com as dicas acima, os organizadores de eventos b2b podem refinar suas estratégias. Como é mais fácil fazer testes e medir resultados, é também mais fácil 

2. Eventos b2b oferecem conteúdos live ou on-demand

A forma como o público consome o conteúdo pode variar. Enquanto boa parte dele prefere um conteúdo ao vivo, isso nem sempre é possível, por conta de outras obrigações da vida pessoal ou profissional. 

Além disso, existem vantagens em oferecer o conteúdo em formato on-demand, como reaproveitá-lo em outras estratégias. Esse é um erro que você pode estar cometendo na sua estratégia de marketing de conteúdo.

As experiências podem ser muito variadas dentro de um evento b2b online. Por exemplo, uma pausa para o Q&A é praticamente obrigatória, o que significa que todos os participantes já a esperam. Se esse é o caso, por que não inovar e trazer uma experiência de perguntas e respostas novas?

É provável que a sua audiência esteja ocupada com diversas tarefas enquanto participa do evento. Para que ela tenha a melhor experiência, você pode trazer vídeos com retrospectivas das palestras, melhores momentos ou alguma ideia semelhante.

3. Tem as mídias sociais como aliadas

Outra grande vantagem dos eventos b2b é que existe muita coisa que pode ser feita com as mídias sociais. Primeiramente, você mesmo pode promover o evento nas redes, muito antes do seu início e até durante. Por exemplo, você pode trazer imagens dos bastidores no Instagram.

Complementando suas ações, os próprios participantes podem se tornar produtores de conteúdo. Encorajar o público a criar postagens sobre o evento, enquanto ele está acontecendo, é a melhor forma de conseguir conversões de novos participantes. É uma extensão do bom e velho boca a boca.

4. É possível mensurar resultados

Medir resultados de forma constante é uma forma de aproveitar seus leads ao máximo, em qualquer situação. Em um evento online, por exemplo, você pode medir a eficácia de cada conteúdo. Como é preciso se registrar e o evento é completamente online, você sabe muito bem o que gerou mais interesse entre os participantes.

Esses resultados podem ser muito valiosos e ajudar você a replicar esse conteúdo com anúncios até mesmo em mídia paga, pois você tem uma melhor noção de que é isso que o público quer. Mesmo se o conteúdo não for replicado, pode gerar insights de outros conteúdos que você pode fazer no futuro, diminuindo o churn rate do seu evento.

5. É possível realizar eventos cross-market

Essa é uma ótima dica para quem quer otimizar os custos de um evento online. Ele já tende a ser mais barato do que uma opção presencial mais tradicional, já que são cortados bastantes custos logísticos, mas essa é uma forma de economizar ainda mais. Você pode combinar com outras empresas e fazer eventos cross-market, especialmente para negócios b2b que fazem muitas compras.

O mesmo se aplica no sentido oposto. Se uma empresa tem múltiplos produtos, eventos cross-market podem aumentar o interesse em todos eles e criar um evento muito mais eficiente.

6. Pode ser dividido em módulos e reutilizados com diferentes propósitos

Uma incrível vantagem dos eventos online em relação aos presenciais é que você tem mais liberdade para organizar os conteúdos. Um evento físico tem muitas limitações por conta de tempo e geografia. Por exemplo, ele pode ter palestras que duram um fim de semana. 

Se você quiser fazer uma versão online, pode simplesmente mover o formato para a rede. Porém, isso é um grande desperdício. Uma ideia interessante é criar sessões únicas, praticamente individuais, para cada tipo de persona dentro do seu público-alvo mais completo. 

Certas partes do evento podem ser moldadas para encaixar melhor as possibilidades de cada grupo. Isso deve aumentar muito a satisfação e, consequentemente, a conversão.

7. Permite conectar com o físico

Não é porque o evento é virtual que é preciso perder o contato com o real. Pelo contrário. Conectar as duas pontas é um dos maiores segredos para o sucesso. Por exemplo, kits com swag ainda podem ser mandados para os participantes, de modo que eles se sintam mais conectados ao evento.

Além de ser ótimo para o participante ter essa experiência física com o evento e com a marca, ainda permite mais um ponto de contato. Com criatividade, é possível trazer ações ainda mais impactantes. É claro que esse tipo de ação é mais comum para eventos com um escopo menor e leads mais valiosos. Mas nada impede de você aumentar a escala.

8. Tem uma inscrição mais simples

Essa vantagem é um exemplo de um tema geral dos eventos online: facilidade para os participantes. A inscrição no evento pode ser extremamente fácil, sendo necessário até mesmo apenas um clique. Formulários muito complexos desencorajam parte dos participantes, em um número considerável. Um menor esforço significa uma melhor experiência e maior participação.

Isso também é uma grande vantagem para quem organiza, pois é mais fácil encorajar a inscrição antecipada. Um problema dos eventos online é que como exigem menos planejamento, os atendentes se inscrevem na semana do evento. Para facilitar a sua vida, estimando-os com mais precisão, um fácil formulário permite um cadastro mais cedo.

replicar os achados para outros eventos, fazendo com que as próximas edições sejam ainda melhores, tanto do ponto de vista da conversão, quanto do custo.

Gostou do post? Então, assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades no mercado de eventos b2b!

recursos-humanosRecursos Humanos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Marketing 12 CMOs para seguir no LinkedIn
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]