No mundo corporativo, um evento pode ter muitos objetivos: fortalecer uma comunidade, apresentar novos produtos, melhorar o relacionamento com fornecedores. Os eventos de marca, conhecidos em inglês como “brand events“, são pensados para acelerar a conversão de clientes. As estratégias para conversão de vendas são planejadas a partir do funil de vendas. Essa ferramenta é muito importante para todo profissional de marketing.

Pensando em tudo nisso, preparamos este conteúdo para que você consiga planejar a melhor estratégia para seu evento online.  Para que além de  gerar experiências engajadoras, você possa também fortalecer sua marca. 

Vamos começar falando brevemente sobre o funil de vendas. Acompanhe!

Estratégias para conversão: o que é funil de vendas?

A jornada para engajar o público em eventos se apoia em três principais estágios de um funil de vendas. São eles:

  1. Atração: momento em que o possível cliente (também chamado de lead, na linguagem do marketing digital) é atraído para a jornada de vendas. Ele pode se interessar por um conteúdo que o ajudará a resolver um problema específico, por exemplo (no caso do evento online, pode ser uma palestra, um workshop que apresente nova ferramenta, entre outros). Nesta etapa, deve ser gerado um certo grau de confiança entre a empresa e o lead para que ele prossiga no funil;
  2. Consideração: é nesta etapa que a empresa consolida o senso de confiança do lead. No entanto, há que se ter cautela para não sair vendendo produtos ou serviços a um público que ainda não está disposto a isso. O fundamental é desenvolver um senso de consideração da audiência, mostrando soluções rápidas e fáceis (não necessariamente relacionadas ao seu negócio) para os problemas apresentados;
  3. Decisão/conversão: por fim, chega-se ao momento em que o lead toma a decisão de adquirir o serviço ou produto, ele torna-se um cliente. Projetar eventos para aqueles que estão na fase de decisão não significa bombardear os leads com grandes logotipos ou um apelo exagerado à ação impressionante. Pelo contrário, trata-se de fornecer experiências autênticas que giram em torno de interações de qualidade com sua empresa.

Como os eventos podem acelerar a minha conversão de vendas?

Para auxiliar nas estratégias para conversão de sua empresa, existem alguns indicadores que você pode utilizar para medir a percepção dos eventos online em relação à sua conversão de vendas. Entre eles podemos citar: 

  • Taxa de conversão de vendas: a própria taxa de conversão é um indicador. Baseado no número total de participantes, quantos deles adquiriram seu produto ou serviço, ou, ainda, a taxa de conversão de vendas dos ingressos para o evento também pode e deve ser mensurada;
  • Análise dos canais de divulgação: acompanhar os dados dos canais de divulgação que estão sendo utilizados para promover o evento (redes sociais, landing pages etc.);
  • Percentual de desistentes ou de “abandono do carrinho”: um indicador às vezes esquecido, mas que pode trazer insights importantes para as equipes que estão coordenando o evento. Visto que, a quantidade de pessoas que está desistindo da compra sinaliza possíveis erros na plataforma, na experiência do cliente, entre outros;
  • ROI: também conhecido como retorno sobre o investimento, é usado para indicar os ganhos a partir de suas ações de marketing. Para calcular o ROI, o profissional deve somar o lucro líquido das ações que quer mensurar e subtrair dele o que foi investido para que as ações acontecessem.

3 modos de como eventos online potencializam suas estratégias para conversão

1. Conquistando credibilidade de marca

Em função do isolamento social provocado pela Covid-19, eventos online estão se tornando a principal ferramenta de profissionais de marketing na pandemia. Porém, eles podem ajudá-lo a construir a credibilidade do seu negócio por meio de ações que estabeleçam a relação de confiança que mencionamos no início do texto.

A confiança é o elemento central de qualquer relacionamento duradouro, porém nos negócios, ele é aquilo que vai coloca-lo à frente de seus concorrentes. Se os participantes confiarem em sua marca (ou seja, em seus produtos ou serviços), pessoas que nunca ouviram falar sobre você também confiarão em você.

Simon Sinek, famoso autor e empresário, oferece uma explicação:

No que você mais confia, uma afirmação feita em um anúncio ou uma recomendação de um amigo? Em quem você confia mais, o garçom que lhe diz: ‘Tudo no menu está ótimo’, ou o garçom que lhe diz para evitar a caçarola de frango? Essas perguntas são fáceis demais? Então que tal este: por que alguém deveria confiar em você? As recomendações pessoais são muito úteis. Confiamos no julgamento dos outros. É parte da estrutura de culturas fortes.

Ou seja, se você planeja eventos que irão influenciar, inspirar e impactar as pessoas a acreditarem em sua marca, eles voltarão e farão a mesma coisa com seus colegas falando sobre sua empresa.

2. Possibilitando networkings significativos

Uma boa vantagem dos eventos online em relação aos eventos físicos é a amplitude do networking. Não há limites geográficos para a quantidade de pessoas que podem participar do seu evento. 

Sendo assim, uma vez que você estabelece relações de confiança com clientes em potencial, todo networking é uma porta para fazer seu negócio crescer. 

Mesmo que num primeiro momento o lead não se converta em uma venda, futuramente ele pode gerar contatos e indicações da sua empresa para outros leads. Além disso, fortalece o senso de comunidade de quem se relaciona com a sua marca.

3. Gerando experiências memoráveis com suas soluções

Você já se perguntou o que acontece na mente de uma pessoa quando ela decide comprar seu produto ou serviço? Os clientes experimentam um tipo de momento “aha”? Ou eles apenas optam pela melhor opção racional? O marketing de experiência, uma das faces do live marketing, indica caminhos para encontrar essas respostas.

Em resumo, toda a estratégia do marketing de eventos é fazer com que as pessoas experimentem a visão, o comprometimento e os padrões de qualidade que você tem como empresa. Elas “experienciam” a sua marca. 

Boas experiências constroem sua reputação e esse reconhecimento de qualidade faz parte da construção da marca.

Por fim, é importante salientar que as abordagens de cada evento dependem das etapas do funil de vendas. Assim, as estratégias para conversão devem estar alinhadas aos objetivos da empresa. 

Os eventos engajam a audiência, geram reputação e constroem a percepção da marca. Planejamento e execução caminham juntos, por isso é importante elaborar um checklist para organizar eventos de sucesso que você possa consultar e compartilhar com o time responsável pela organização a fim de manter a equipe alinhada.

Quer saber mais sobre estratégias para conversão na Era Digital? Conheça nossa plataforma!

recursos-humanosRecursos Humanos
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos 10 maneiras com que eventos online aproximam a sua audiência da sua marca!
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Recursos Humanos 5 Maneiras como eventos físicos serão transformados para sempre
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]