De acordo com informações da Folha de S. Paulo, Portugal está disponibilizando um visto especial, batizado como Tech Visa, para a contratação de profissionais de tecnologia de fora da União Europeia. Segundo as fontes, um dos principais focos do país é atrair brasileiros da área de TI.

Para usufruir da novidade, o candidato precisa ter sido recrutado por companhias inovadoras que façam parte do programa. Apenas nos cinco primeiros meses de projeto, 85 empresas portuguesas já se cadastraram. “Através do Tech Visa é possível atrair e reter talentos, cuja produtividade contribua para o crescimento econômico enquanto fonte geradora de atividade e de emprego”, afirma Pedro Siza Vieira, ministro adjunto e da Economia de Portugal.

Apesar dos salários oferecidos pelos portugueses serem menos atraentes que os ofertados em países que também possuem vistos para profissionais de TI, como Alemanha e Holanda, Portugal aposta em outras vantagens para chamar os imigrantes. “Muitos dos profissionais de TI são jovens que vêm com a família, com filhos. Ter essa semelhança cultural e a mesma língua ajuda na adaptação. Nesse ponto, Portugal leva muita vantagem em relação aos outros países”, explica José Paiva, presidente da Landing Jobs.

Para os especialistas, Portugal está se tornando um importante polo tecnológico na Europa. Depois da crise financeira do início da década, o país está recebendo diversos programas de incentivo ao setor de tecnologia. Além de linhas de venture capital para startups, o governo português criou um visto para estrangeiros que tenham interesse em abrir suas próprias empresas de tecnologia no país.

inovacaoInovação
Tecnologia Sony utiliza IA para criar sons de bateria
Gestão Imobiliárias Como aplicar Growth Hacking e enfim colocar suas ideias em prática?
ABOUT THE SPONSORS
Grou

A Grou oferece softwares de assessment e desenvolvimento para gestão de pessoas que impulsionam a performance dos profissionais e os resultados do negócio com base de people analytics.