Por Rodrigo Maranhão, sócio e gestor da Kadima Asset Management.

O brasileiro está cada vez mais interessado em sofisticar seus investimentos, buscando maiores retornos. Uma combinação de fatores vem causando este fenômeno:

  •         conjuntura econômica (juros mais baixos que força as pessoas a buscarem melhores alternativas para remunerar seu patrimônio),
  •         incremento tecnológico (que facilita o acesso das pessoas às informações sobre investimentos) e,
  •         oferta de melhores produtos ao varejo (tanto as corretoras e plataformas vêm trazendo para o varejo produtos que anteriormente era limitado apenas a um público restrito)

Neste movimento, os fundos de investimentos vêm cada vez mais ganhando espaço na carteira dos brasileiros. Na nossa visão, aqueles fundos que utilizam uma abordagem quantitativa (ou sistemática) tendem a ganhar ainda mais espaço. Enumeramos a seguir alguns dos motivos que embasam esta nossa opinião:

  1.     Abordagem bastante consolidada no mundo inteiro. Vários dos maiores gestores de hedge funds internacionais utilizam esta abordagem, a qual é coerente com investimentos de longo prazo.
  2.     Longo track-record de resultados consistentes no Brasil. Alguns dos fundos geridos pela Kadima, por exemplo, têm histórico de mais de 14 anos. Isso permite ao investidor entender o que esperar do produto em diversos cenários diferentes.
  3.     Algoritmos de investimentos desenvolvidos com rigorosas pesquisas, as quais permitem entender de fato como ganhar dinheiro no longo prazo. Com isso você tira opiniões e torna o processo decisório mais objetivo.
  4.     Maior facilidade na incorporação de tecnologias nos investimentos. Para um fundo quanto é mais natural adotar tecnologias que surjam que em um fundo discricionário.
  5.     Maior rigor nos investimentos. Uma vez que os investimentos são feitos com base em algoritmos, estes naturalmente contêm regras de stop-loss que facilitam o gerenciamento de riscos do fundo.
  6.     Diversificação de investimentos: por utilizar uma abordagem diferenciada dos fundos tradicionais, os fundos quantitativos costumam ser descorrelacionados dos demais. Isto é desejável para o investidor uma vez que ao combinar as diferentes estratégias, ele conseguirá atravessar de forma mais tranquila os diversos momentos dos ciclos econômicos e de mercado.
  7.     Redução dos vieses comportamentais que tipicamente prejudicam o investidor. Como seres humanos estamos sujeitos às emoções, que podem atrapalhar muito num contexto de investimentos.
  8.     Alternativas de fundos quantitativos para diferentes objetivos: a Kadima possui fundos multimercados, de previdência e de renda variável (long-only, long-bias ou long-short). Todos eles utilizam uma abordagem quantitativa e foram desenvolvidos para atender às diferentes demandas que diferentes investidores podem ter.
  9.     Transparência na forma de gestão. A despeito de uma visão ultrapassada de que os fundos quantas seriam caixas-preta, atualmente há um consenso de que esta abordagem é muito mais transparente para o investidor. Há regras e drivers muito bem definidos, que permitem ao investidor entender o que esperar do produto em cada cenário. Na Kadima, em específico, temos feito um esforço para trazer conteúdos nas nossas redes sociais que ajudem nossos investidores a terem um maior conforto com nossos fundos.
  10. Investimentos acessíveis para muitos investidores: diversos dos fundos geridos pela Kadima estão disponíveis com aplicações mínimas a partir de R$500 reais.

Entendemos que estamos preparados para oferecer uma gestão de excelência aos nossos clientes, atendendo a diversas demandas de investidores. Por fim, convidamos a todos que sigam nossas redes sociais para entender mais sobre fundos quantitativos.

Equipe TD

Conectamos pessoas e empresas à Transformação Digital para simplificar e democratizar o futuro.

investimentoInvestimento
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Transformação Digital Checklist para atender às expectativas da sua audiência em um evento
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
ABOUT THE SPONSORS
EuQueroInvestir

O propósito da EQI Investimentos é ajudar as pessoas a investirem cada vez melhor. E isso só é possível com um serviço de qualidade, acompanhado de perto pelo próprio CEO, Juliano Custódio, e avaliado semestralmente por nossos clientes.

[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]