Em 1993, a Visa se tornou a primeira rede de pagamentos a utilizar redes neurais para calcular os riscos das transações em tempo real – e os resultados são bastante expressivos. De acordo com informações divulgadas pelo CIO.com, a companhia anunciou que seu sistema de inteligência artificial impede nada menos que US$ 25 bilhões em fraudes por ano.

Somente em 2018 foram realizadas 127 bilhões de transações entre comerciantes e instituições financeiras administradas pela Visa. Esse montante de dados contribui para o aperfeiçoamento do sistema de inteligência artificial, responsável pelo monitoramento de todas as operações. Segundo a companhia, o sistema não é capaz de rastrear o nome das pessoas ou o que foi comprado, mas considera atividades anteriores e padrões de aquisições para aprender os comportamentos típicos de compra dos usuários.

Para garantir a eficiência das análises, a inteligência artificial agrupa os comportamentos de todos os usuários, como “abastece o carro depois do trabalho” ou “utiliza o smartphone para fazer compras no supermercado”. Todas essas informações ajudam a Visa a identificar se uma transação difere da norma para ser sinalizada como possível fraude. Assim, as pontuações de risco são compartilhadas com a instituição financeira do titular da conta em um milésimo de segunda, onde a decisão de aprovar ou recusar a transação é tomada.

Hoje, a Visa Advanced Authorization é utilizada por mais de 8 mil instituições financeiras em 129 países. “O impacto na fraude [da AI da Visa] foi imediato. Ao atingir o equilíbrio entre a especialização humana e a inovação tecnológica, continuamos a desenvolver nossas capacidades à medida que novas descobertas de inteligência artificial expandem o domínio do que é possível”, diz Melissa McSherry, chefe global de dados, produtos de risco e identidade da Visa.

financeiroFinanceiro
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Futuro do Trabalho Gestão Recursos Humanos Relacionamento 9 dicas para reduzir a rotatividade na sua empresa
Educação Jurídico Eu Na Facul: Evento online mostra oportunidades de carreira para quem deseja entrar na universidade
Tecnologia IBM anuncia supercomputador comercial mais poderoso do mundo
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]