Se sua empresa já começou a usar Marketing de Conteúdo e ainda não obteve os resultados esperados, é possível que alguns erros estejam sendo cometidos.
Mas, calma, isso não significa que você deva desistir de tudo por conta desses equívocos. O Marketing de Conteúdo ainda é uma estratégia relativamente nova, e é normal que aconteçam alguns deslizes, tanto no planejamento como na execução.
Ao invés de dicas sobre o que fazer, resolvemos elencar os 22 erros mais comuns em Marketing de Conteúdo. Invertemos a ordem das coisas para falar sobre o que não fazer na sua empresa.
Esta lista pode servir como um alerta para sua empresa, caso algum desses itens esteja sendo executado. Confira:
1. Todo o conteúdo é sobre sua empresa
Seus clientes não se importam com você, eles se importam consigo mesmos. Muitas vezes nos esquecemos disso quando ficamos descrevendo o quão maravilhoso nosso produto/serviço é.
Não fale sobre sua empresa. Fale sobre os problemas de sua audiência e sobre as soluções que sua empresa resolve.
2. Ter medo de falhar
Arriscar um pouco com o seu conteúdo e experimentar fazer algumas coisas diferentes pode revelar novas oportunidades e atrair visitantes diferentes.
Quem tem medo de falhar não testa, não inova e não sai da mesmice.
3. Estar com as expectativas muito baixas
O seu Marketing de Conteúdo deve ser nada menos que o melhor do seu mercado. Melhor que os seus concorrentes e melhor que a mídia especializada.
Como você será visto como um expert do mercado se o seu conteúdo não mostrar isso?
Quando você for criar um conteúdo para sua empresa, tenha em mente que você precisa criar o melhor conteúdo do mercado sobre o assunto. Afinal, você quer se destacar, certo?
4. Estar focado em ferramentas, não metas
Primeiro identifique que tipo de retorno você planeja ter com esse marketing e então mensure com frequência.
Não pense simplesmente em estar no Twitter ou Facebook. Todo mundo possui páginas e perfis nas redes sociais e isso não é mais diferencial algum.
Pense em metas. Por exemplo: quantos Leads você quer gerar nas mídias sociais? Quantas vendas você quer gerar por meio da busca orgânica?
5. Delegar para a pessoa correta
Tenha alguém que saiba escrever bem e estude escrita para internet.
Algumas empresas terceirizam a produção de conteúdo para jornalistas ou agências de conteúdo. Se você não tiver capacidade de alocar internamente, é uma opção válida.
6. Falta de adaptações ao canal
Você está publicando o mesmo tipo de informação em press releases, comunicação corporativa, mídias sociais, Email Marketing, etc?
Aí está um erro primário. Cada canal possui suas particularidades e sua estratégia não vai funcionar se você formatar uma única forma de comunicação para todos eles.
Na dúvida, escolha menos canais para publicar, mas prefira uma comunicação de qualidade e que tenha potencial de resultados.
7. Você não sai da zona de conforto
Se não estivermos o tempo todo buscando sair da zona de conforto, dificilmente vamos melhorar os resultados.
Defina uma frequência (trimestral ou semestral, por exemplo) para fazer algo totalmente inesperado com o seu conteúdo.
8. Falta de chamadas para conversão (CTA’s)
O conteúdo deve ser produzido com um objetivo em mente: a conversão.
Portanto, todo conteúdo deve também oferecer chamadas (Call to Action) e formas de levar o visitante a realizar essa conversão.
9. Muito foco em um canal específico
Pare de pensar somente em Facebook ou em Email Marketing. Pense em formas de resolver os problemas do seu cliente e esteja nos diferentes lugares em que ele estiver.
Uma estratégia eficiente de Marketing de Conteúdo precisa ser diversificada, tanto em formato como em canais.
10. Começar desacreditando
Não comece no Marketing de Conteúdo já pensando que se não der certo você investirá em compra de mídia ou patrocínio.
Foque os seus esforços em fazer dar certo para ter o resultado esperado. Se você tratar o Marketing de Conteúdo com displicência, aí sim é que não vai dar certo mesmo.
11. Não se pensar como uma empresa de mídia
Sua comunicação deve ser levada a sério, seguindo um calendário e garantindo uma frequência na publicação de conteúdo. Há não muito tempo, as informações eram compartilhadas praticamente só por veículos de imprensa.
Hoje a realidade é outra, e empresas já possuem autoridade para falar sobre assuntos relacionados ao seu nicho de mercado sem necessariamente ser em forma de publicidade, principalmente em virtude do know-how e da experiência adquirida.
12. Não possuir um responsável pelo conteúdo
O que é de todo mundo não é de ninguém. Tenha alguém para garantir que o calendário de conteúdos e os objetivos estejam sendo seguidos.
Geralmente, temos a figura do editor do blog, que pode ou não ser a mesma pessoa que faz a gestão dos materiais ricos e os fluxos de nutrição. O importante é que as funções estejam bem claras.
13. Os gerentes não compraram a ideia
Quando os gerentes não entendem e não aceitam bem o Marketing de Conteúdo, a chance de não dar certo é imensa.
Diretores, gerentes, analistas, estagiários… É preciso que toda a empresa acredite no conteúdo e no potencial que tem de trazer resultados.
14. Não estar imerso no seu mercado
Você não precisa estar em todas as redes sociais, explorar todas as fontes de tráfego ou distribuir o conteúdo nos mais diversos canais que o digital possui.
Mas você precisa estar em todos os lugares que seus clientes estão.
15. Analisar métricas erradas
Um gerente tem pouco interesse em saber quantas visitas o site teve ou quantos seguidores a empresa tem nas mídias sociais.
O importante é quantos Leads foram gerados, quantos foram convertidos em vendas e quanto foi economizado com esse tipo de marketing em relação à publicidade tradicional.
16. Não entrar em um nicho
Você precisa ser considerado um expert em algum assunto para que a estratégia funcione.
Escolha algo no qual ser expert desse assunto seja uma meta alcançável e, ao mesmo tempo, que seja um assunto relevante para sua empresa.
17. Ser excessivamente lento
Como diz o lema do Facebook, “feito é melhor que perfeito”. Às vezes, a busca pela perfeição pode fazer com que as coisas andem muito devagar.
No Marketing Digital e no Marketing de Conteúdo tudo está em constante atualização, tudo muda muito rápido. Se você demorar, pode perder o timing e não obter os resultados esperados.
18. Não ser consistente na produção de conteúdo
Se você assina um jornal impresso e não o recebe pela manhã fica descontente, certo? Você faz o mesmo papel com o seu cliente quando deixa de fornecer o conteúdo que vinha fornecendo.
Seja consistente no envio de suas campanhas e nas postagens do blog de sua empresa. Defina uma frequência e procure segui-la, criando o hábito nos seus leitores.
19. Não pensar como uma ferramenta de busca
Muito do tráfego do seu site deve vir das ferramentas de busca. É preciso pensar nelas na hora de criar algum conteúdo.
Faça pesquisas de palavras-chave e se coloque no lugar da sua persona. Exercite a empatia e pense como ela.
20. Não alinhar os conteúdos à jornada de compra
O conteúdo precisa ser escrito pensando na etapa em que a sua persona está na jornada de compra.
É um conteúdo de atração (topo de funil) ou de tomada de decisão (meio e fundo)?
21. Não diversificar o tipo de conteúdo
Marketing de Conteúdo não é escrever um E-Book e ficar satisfeito. Também não é só ter um blog.
Há dezenas de tipos de conteúdos que você pode – e deve – produzir para sua empresa. Invista na variedade, crie posts em diferentes formatos, aposte em vídeos, compartilhe planilhas, templates e tudo mais o que for possível.
22. Não dar prazo suficiente
Infelizmente, o Marketing de Conteúdo não começa a dar resultados da noite para o dia.
O lado bom disso é que, quando a coisa começa a funcionar, os resultados também não desaparecem da noite para o dia. É um ativo de longo prazo.
Conclusão
Agora que você chegou até o final, faça as contas: quantos erros você está cometendo em sua estratégia de Marketing de Conteúdo? É importante saber identificá-los para corrigir esses equívocos e, assim, atrair melhores resultados com suas ações.
A boa nova é que você pode parar de cometer esses erros agora. Quase todos eles podem ser facilmente revertidos. O importante é botar logo a mão na massa e não deixar que eles continuem ocorrendo.
Para saber ainda mais sobre o tema, nós preparamos um material épico para você. É o eBook Guia definitivo do Marketing de Conteúdo. Tenha uma boa leitura e ótimos resultados!