De acordo com informações da revista Forbes, em 2020, a geração Y representará a maior força de trabalho do mundo. Em países com baixo número de desemprego, economia em expansão e grandes demandas de habilidades digitais, a expectativa é de que os jovens terão trabalhos bastante diferentes das gerações anteriores. Segundo os especialistas, os Millennials terão, provavelmente, 15 empregos ao longo de sua carreira, em comparação com os cinco, em média, dos boomers. Nesse cenário, analistas apontam para algumas questões que merecem atenção para a construção de uma trajetória profissional sólida. Confira.

1. Cuidado com a empresa em que se escolhe trabalhar

A transformação digital já é realidade nos mais variados setores e tendência mundial para os próximos anos. No entanto, apenas 28% das empresas estão conseguindo aplicar a digitalização de forma eficaz nos locais de trabalho. Isso significa que as chances de escolher um empregador que se transforme digitalmente são de menos de um terço. O primeiro emprego treina o jovem para seus próximos cargos, por isso, trabalhar em companhias que não estão engajadas na transformação digital pode ser arriscado.

Para conhecer a visão sobre transformação digital da empresa, especialistas aconselham que os profissionais questionem o entrevistador sobre o assunto e peça exemplos reais sobre como a digitalização está mudando o trabalho na organização.

2. Liderança digital

Os analistas discordam da construção de carreiras dos jovens em empresas que não entendam a realidade da transformação digital. Para eles, os recém-formados que se envolverem em companhias que ignoram a necessidade de modernização estarão desperdiçando tempo e correndo o risco de ficarem desatualizados em relação aos concorrentes.

Pensando nisso, os especialistas orientam que sejam feitas pesquisas sobre a empresa na internet e busque por informações sobre as suas intenções de iniciar o processo de transformação digital. Questionar o empregador sobre o investimento que está sendo feito em digitalização também pode ser uma boa pedida.

3. Iniciar com práticas corretas

Empresas de sucesso buscam se manter à frente da concorrência, utilizam práticas de trabalho com novas fontes de informação e trabalham com a diversidade. Por ser difícil observar esses aspectos com pesquisas online, os analistas recomendam que os jovens perguntem ao entrevistador como as práticas organizacionais estão evoluindo e de que forma as tecnologias estão sendo incluídas.

As decisões que os graduandos terão que tomar daqui para a frente serão muito diferentes de seus pais ou avós. Com a adoção de novas tecnologias mudando radicalmente as funções, os Millennials terão grandes oportunidades de participar ativamente dos processos de transformação. Para isso, os primeiros passos da carreira em ambientes de trabalho digitais são fundamentais.

futuro-do-trabalhoFuturo do Trabalho
Saúde Transformação Digital Transformação digital na saúde: inovações que estão impulsionando a medicina
Gestão Inovação Marketing Mercado Transformação Digital Semana da Transformação Digital tem seminários gratuitos para micro e pequenas empresas