Todas as empresas precisam contar com bons líderes para garantir seu crescimento sustentável. Líderes memoráveis geram impacto e influência sobre as pessoas e essa habilidade é muito valorizada nos dias de hoje.
Bons líderes não são apenas confiantes: são confiáveis! E são lembrados por seus colegas de trabalho pela segurança, apoio a iniciativas e pelo fortalecimento à cultura da empresa.
Liderar não é uma tarefa fácil, mas extremamente importante, e cada vez mais profissionais almejam essa função, buscando formas para melhorar suas performances e tornarem-se líderes de sucesso, gerando, como consequência, bem-estar financeiro e a realização profissional.
Entretanto, para se tornar um líder é preciso desenvolver competências e habilidades e contar com ferramentas que darão suporte à gestão. E hoje você irá conhecer alguns passos importantes para desenvolver essas habilidades e trilhar o caminho para a liderança de sucesso.
01. Esteja pronto para mudar a si mesmo
É comum que após algum tempo realizando um trabalho de uma determinada forma um profissional acredite ter encontrado o “jeito certo” de agir. Porém o líder de sucesso sabe que não existe um padrão certo definitivo.
Como a liderança envolve lidar com pessoas, que são diferentes entre si, é fundamental entender que para cada situação poderá haver uma forma certa diferente de agir. Estar aberto para analisar as situações e se adequar a cada uma delas é um ponto chave da liderança de sucesso, principalmente no mercado mutável em que estamos inseridos hoje, graças à Transformação Digital.
Outro fator importante é conhecer bem seus liderados para identificar habilidades de destaque em cada um e descobrir como elas podem ser aproveitadas na empresa. Isso gera maior satisfação e melhores resultados.
Material complementar: Reter talentos na era digital: 7 movimentos estratégicos
02. Invista em capacitação
Hoje em dia, com a alta velocidade e dinamismo com que as coisas se modificam, a liderança precisa ser atualizada constantemente. Busque cursos, workshops, palestras e outros meios de estar sempre em contato com o mercado e atualizado sobre as melhores formas de liderar.
Uma dica interessante é ter sempre em mente uma pessoa para se inspirar positivamente e outra negativamente. Sim, tão importante quanto identificar bons exemplos é também conhecer aqueles que não seguem o estilo que você acredita ser o ideal.
03. Mantenha um canal de comunicação aberto com sua equipe
Seus maiores colaboradores são os integrantes da sua equipe e eles podem auxiliar no seu aperfeiçoamento. A disposição de cada pessoa em contribuir com o seu projeto pode ajudar ou impedir seus planos, e isso dependerá da sua proximidade e da abertura concedida por você.
Para se tornar um bom líder, é preciso aprender a escutar seus liderados e a utilizar esses aprendizados em ações efetivas de mudança. No início pode ser desafiador, mas vale a pena.
04. Padronize processos
A falta de padronização nos processos internos pode ser a ruína de uma empresa. Quando cada colaborador realiza o trabalho de uma forma própria, os processos ficam sem método e podem perder qualidade.
A liderança de qualidade deve encontrar formas de executar as rotinas de maneira consistente visando a alta qualidade nos processos.
Muitas ferramentas podem contribuir com essa padronização de processos, e uma das mais eficientes é o sistema de gestão empresarial ERP, que integra os setores e organiza a gestão empresarial. Como? Oferecendo automação em controle de estoque, controle de vendas, controle financeiro e muito mais.
Com ele todas as informações são registradas em campos previamente formatados e os dados são armazenados e compartilhados com os demais colaboradores, com total segurança. Essa ferramenta facilita a análise de dados e contribui para a tomada de decisões adequadas.
05. Recompense o bom desempenho
A meritocracia é uma das formas mais intuitivas de agir sobre a performance de uma equipe. Os incentivos não precisam ser apenas financeiros, o reconhecimento em si e pequenas atitudes como elogios e happy hours ocasionais também funcionam bastante como recompensas.
Seus liderados esperam reconhecimento e valorização pelos trabalhos bem executados. Eles têm necessidades de feedback também pelas entregas que só você, como superior direto, pode oferecer.
06. Apresente expectativas claras
A principal falha das lideranças mal sucedidas é a incapacidade de definir objetivos claros e específicos. É fundamental ter coerência entre o que o que é exigido das pessoas e o que foi determinado. Suas expectativas devem ser transmitidas com clareza, e os processos devem ser acompanhados, cobrando os resultados de acordo com cada etapa.
Agora que você já conhece alguns pontos importantes para se tornar um líder de sucesso, entenda como desenvolver uma liderança exponencial para guiar a Transformação Digital da sua empresa!