Tendências no setor de atendimento que vão aumentar suas vendas

Conheça as principais tendência no atendimento ao cliente digital

Aumentar vendas é um desafio constante na rotina das empresas. Sem melhorar a satisfação do cliente, entretanto, é muito difícil vender mais. Por isso, é importante implantar mudanças e privilegiar cada vez mais o relacionamento com o cliente. Para trilhar esse caminho, além de reavaliar estratégias, é importante contar, por exemplo, com tecnologias de automação para o atendimento.

Conheça algumas tendências na área de atendimento que devem complementar as estratégias da sua empresa para aumentar vendas.

01. Customer Success

Todos conhecem e entendem a importância do pós-venda, mas se esquecem de um pequeno problema: esse é um processo reativo. A equipe responsável costuma esperar que o cliente apresente uma dúvida ou reclamação para agir. Mas depois que a reclamação surge, pode ser tarde demais para recuperar o cliente e evitar que ele fique insatisfeito.

A principal incubência do customer success é atuar para fidelizar e reter clientes. Ele vai além do suporte e tem o consumidor no foco do seu trabalho. Sua tarefa é reunir todos os dados possíveis a respeito do cliente e prever suas necessidades. Em vez de “apagar incêndios”, o customer success é pró-ativo. Alguns de seus principais benefícios são:

  • Fidelizar clientes;
  • Aumentar cross-selling e upselling;
  • Entregar uma experiência de atendimento melhor;
  • Aumentar a satisfação do cliente.

Ao trabalhar com estratégias de customer success, é possível agir antes de o cliente precisar de algo. Através dos dados adquiridos por ele, o atendimento consegue oferecer produtos e soluções que o cliente provavelmente vai precisar, o que contribui também para vender mais.

O melhor é que essas estratégias são responsáveis por aumentar vendas mesmo depois que o cliente já fechou a primeira compra.

02. Atendimento multicanal

A vida do cliente, atualmente, ocorre em mais de um canal de comunicação. Ele vê notícias em blogs, recebe promoções no e-mail, conversa com familiares e amigos no Facebook e está em diversos grupos do Whatsapp. Se o seu público está em um grande número de canais, a empresa também deve estar.

Uma estratégia multicanal deve ser criada especialmente para que a empresa consiga usar as vantagens de cada canal e se conectar com o público onde ele estiver para aumentar vendas. Além da multicanalidade, é importante integrar esses canais e oferecer uma experiência de atendimento completa para o consumidor.

Ele não quer precisar voltar no início da conversa quando sair do atendimento por Facebook e ligar no SAC. Por isso, a tecnologia é uma grande aliada de uma estratégia multicanal. Ela ajuda a integrar o atendimento em um local.

03. Inteligência artificial

Com a evolução da tecnologia, a Inteligência Artificial (IA) vem ganhando mais espaço no atendimento. Sua principal contribuição são os assistentes virtuais para expandir o autoatendimento.

Os chatbots, por exemplo, podem ser usados diretamente no site para ajudar a tirar dúvidas simples dos clientes. Esses assistentes podem ser programados para dar respostas humanizadas e que melhorem a interação com o cliente.

Quando o consumidor usa ferramentas de autoatendimento, ele gera uma série de vantagens para as equipes de atendimento. Os colaboradores conseguem diminuir a quantidade de chamadas, mantendo somente as mais complexas. A qualidade do serviço, em geral, aumenta e o cliente fica satisfeito por ter uma resposta rápida para suas dúvidas.

04. Integração entre marketing e atendimento

As atividades de um setor sempre impactam nos demais e quando não estão em contato, surgem diversos problemas. Em alguns casos, esse problema é ainda pior. A falta de comunicação entre Marketing e atendimento, por exemplo, gera retrabalho e diminui a eficiência dos processos.

A área de Marketing possui uma variedade de informações coletadas por meio de campanhas e do Marketing de Conteúdo. O atendimento pode usar essas informações para antecipar as dúvidas dos clientes e motivar a compra.

O atendimento, por sua vez, pode melhorar a qualidade dos leads recebidos, informando o setor de Marketing. Com leads mais qualificados e mais informações, o atendimento consegue aumentar vendas e melhorar a experiência do cliente.

Essas são algumas novidades do atendimento que alteraram a lida com o cliente. Em um primeiro momento, elas despertaram o interesse dos mais antenados e essas pessoas colocaram suas empresas passos largos à frente dos concorrentes. Chegou a hora de o seu negócio acompanhar esse movimento.

CS na Huggy

Desde de 2001 a frente de cargos técnicos e executivos no segmento de Telecomunicações e Contact Centers. Por dois anos foi Head de inovação com foco em CX, UX, Inside Sales, Customer Success e novos produtos como Call Center em nuvem, agentes virtuais, Chatbots aplicados com Inteligência Artificial.