Você já imaginou poder modelar esculturas digitais, bem em frente aos seus olhos? E quem sabe marcar reuniões corporativas mais interativas, mesmo a longas distâncias? Estes são apenas alguns exemplos do que a realidade mista é capaz de nos oferecer.

Se você pensou que esse tipo de tecnologia é visto apenas em telas do cinema, saiba que o seu uso está bem próximo da nossa realidade. Seja para melhorar o aprendizado, criar novas formas de entretenimento ou melhorar a produtividade no trabalho, as práticas citadas já fazem parte do cotidiano de algumas pessoas.

Quer saber mais sobre a inovação? Então continue com a gente:

Entenda o que é a realidade mista

Apesar da realidade mista ter recebido maior destaque nos últimos anos, se engana quem acredita que a prática é atual: em 1994, Paul Milgram e Fumio Kishino foram os primeiros a apresentarem o termo.

O artigo intitulado “A Taxonomy of Mixed Reality Visual Displays” introduziu o conceito de continuidade da virtualidade e explica como a categorização da taxonomia foi aplicado às telas, projetando o mundo virtual no mundo real. Com o avanço da tecnologia, a inovação deixou de funcionar apenas em displays e passou a funcionar por meio de sons, ambiente e localização.

As diferenças entre as realidades

Ao ler o artigo, você deve ter reparado que o termo não é estranho, correto? Afinal, hoje é bem comum encontrarmos conteúdos relacionados tanto sobre a Realidade Virtual (RV) quanto a Realidade Aumentada (RA). Mas no que eles diferem com a Realidade Mista (RM)? Veja abaixo:

Realidade Virtual

A tecnologia de Realidade Virtual mantém o usuário completamente imersivo em um ambiente (como o nome sugere) virtual, criado por um computador. Dependendo do aparelho utilizado, ele permite que você tenha controle total sobre os seus movimentos no mundo virtual. Para isso, é preciso utilizar controles especiais para simular tanto a sua caminhada, quanto o movimento de seus braços e mãos. Assim, a experiência virtual fica completa.

Um ponto interessante da tecnologia é que ela pode ser experimentada de diferentes formas, desde aqueles headsets próprios, que são conectados em um periférico externo (como o Oculus Rift ou Playstation VR), quanto um simples cartão de papelão acoplado em seu próprio smartphone.

Realidade Aumentada

Na Realidade Aumentada, o usuário pode utilizar o cenário do mundo real enquanto interage com elementos digitais, que são sobrepostos a ele. Um exemplo que ficou bastante famoso nos últimos anos foi o Pokémon Go, jogo no qual as pessoas devem capturar os monstros de bolso enquanto caminham pela cidade.

Depois da Google ter desistido de seu projeto Google Glass, óculos voltados à tecnologia de realidade aumentada, a inovação tem ganhado espaço nos smartphones. Por meio de aplicativos próprios para RA, qualquer um que tenha um celular compatível poderá desfrutar da tecnologia.

Onde a realidade mista pode ser utilizada

No início do artigo, mostramos o quanto a tecnologia pode ser aproveitada em diferentes situações: seja você um modelador 3D, para observar os pequenos detalhes da sua escultura em tempo real; seja para tornar reuniões a distância mais próxima dos integrantes.

Porém, outra área na qual a tecnologia pode ser bem aplicada é a da saúde, como veremos a seguir.

Melhora o aprendizado

Com a finalidade de melhorar o aprendizado, a CAE Healthcare, pioneira em tecnologias de simulação, desenvolve diferentes programas para auxiliar estudantes de medicina no aprendizado sobre o corpo humano.

Melhora o compartilhamento de informações

Por outro lado, a TeraRecon tem utilizado a tecnologia para transmitir, em tempo real, informações sobre um mesmo paciente entre os médicos equipados com o Hololens, tornando a cirurgia mais eficaz entre os profissionais.

Não podemos negar o quanto a tecnologia tem tornado o nosso dia a dia prático e rápido. A realidade mista é mais uma ferramenta a ser inserida em nosso quotidiano para auxiliar estudantes em seus aprendizados, melhorar o compartilhamento de informações ou simplesmente experimentar novas formas de entretenimento.

Agora que você entendeu sobre como funciona a realidade mista, veja o nosso artigo sobre como a realidade virtual afeta o mundo dos negócios!

tecnologiaTecnologia
Tecnologia da Informação Os novos objetivos da TI em sua empresa
Varejo Experiências offline também importam!
ABOUT THE SPONSORS
Introduce

Arquitetamos estruturas e soluções de redes de computadores que garantem a maior disponibilidade dos serviços de TI e aumentam a proteção da empresa, a confidencialidade de negócios e a produtividade das equipes.