Por que os advogados estão atrasados na Transformação Digital?

por-que-os-advogados-estao-atrasados-na-transformacao-digital

Infelizmente, estamos vendo pouca iniciativa dos advogados na transformação digital. Muitos escritórios estão sendo conservadores na adoção de novas ferramentas tecnológicas, o que pode ser um problema no futuro.

Conforme a TD avança, mais pessoas se acostumam com a presença das novas tecnologias em toda parte, por isso, escritórios que não investem na transformação digital podem acabar perdendo clientes.

Neste post, vamos falar um pouco mais sobre o porquê de alguns advogados ainda serem avessos à adoção de soluções e ferramentas modernas e algumas consequências desse fato. Confira!

O escritório tradicional de advocacia

Montar um escritório de advocacia é uma tarefa relativamente simples para os profissionais do Direito, afinal, basta alugar um espaço e utilizar seu conhecimento para gerar renda.

Contudo, o escritório tradicional de advocacia não investe pesado em marketing, nem utiliza ferramentas tecnológicas para administrar o negócio ou para facilitar a vida de seus clientes.

No mundo digital em que vivemos, não há mais espaço para esse modelo de negócio. Os escritórios tradicionais estão passando por uma queda no número de clientes e constantemente buscam desculpas para isso. Costumam culpar, por exemplo, o aumento da concorrência.

A verdade é que a queda no número de clientes e contratos se deve simplesmente ao fato de que boa parte dos profissionais de Direito ainda está preso ao modelo tradicional de escritório e tem certa aversão a mudanças.

Com isso, seguem em um ritmo acelerado de queda de lucratividade e correm o risco de acabar tendo de finalizar suas operações pela falta de clientes, uma vez que estão deixando de ser encontrados.

Por muitos anos, um escritório de advocacia precisava apenas manter um bom nome entre seus clientes para que eles o indicassem para amigos e parentes, sendo essa a principal forma de divulgação do negócio. Entretanto, já não funciona dessa maneira.

A pergunta-chave para desvendar a falta de evolução de muitos escritórios é: por qual motivo eles não buscam a modernização e aderem à transformação digital? Bom, a resposta está na distância entre tecnologia e Direito, o que leva ao ócio dos profissionais no que se refere à adesão de ferramentas mais modernas.

O escritório moderno de advocacia

A transformação digital e o acesso popularizado à internet e aos meios de informação permitem a qualquer pessoa realizar largas pesquisas e já não utilizar com tanto afinco referências boca a boca.

Além disso, as pessoas estão mais interessadas em uma boa experiência e em economizar tempo do que em qualquer outra coisa. Sendo assim, algumas mudanças no comportamento dos indivíduos podem ser observadas, por exemplo, ninguém mais quer se deslocar até o escritório sempre que for preciso realizar a assinatura de qualquer documento.

Isso fez com que surgisse no mercado um novo modelo de escritório de advocacia, moldado pela tecnologia e que utiliza uma série de ferramentas para maximizar seus resultados e alcançar novos clientes. Algumas das mais populares são:

Marketing digital

Não é segredo para ninguém que hoje em dia a mídia mais utilizada é a a internet. Por isso, marcar presença na web é fundamental para atrair novos clientes e gerar futuros negócios.

Alguns escritórios de advocacia já perceberam o potencial do investimento em marketing digital, afinal, um dos principais consultores hoje é o Google e sua caixa de buscas. Criar anúncios para algumas palavras-chave pode facilitar, e muito, as negociações.

Além disso, existem várias  possibilidades e ferramentas no marketing digital que podem ser utilizadas para maximizar o número de clientes, como o Marketing de Conteúdo, a segmentação de público, a criação de um bom site, entre outras.

Automação de tarefas

Inteligência Artificial é uma das tecnologias que mais avança nos últimos anos e aliada a outras, como Big Data e Business Analytics, pode auxiliar na automação de diversas tarefas dentro do escritório.

Dessa forma, os profissionais deixam de perder tempo em atividades simples do dia a dia e podem focar os seus esforços na resolução dos processos em andamento.

Além disso, soluções para a automação de tarefas também melhoram a eficiência financeira, pois reduzem a necessidade de contratação de um grande staff para a administração do escritório.

Redes sociais

Marcar presença nas redes sociais é outro ponto fundamental para qualquer tipo de empresa, inclusive para um escritório de advocacia. Hoje, praticamente qualquer pessoa no mundo mantém um perfil em alguma rede social.

Sendo assim, ao realizar um mapeamento de seus clientes, você poderá identificar qual é a rede mais utilizada por eles e criar uma página que permita a interação rápida com o público, gerando mais negócios.

Tecnologias jurídicas

Por último, a transformação digital dentro dos escritórios de advocacia também passa pela adoção de tecnologias jurídicas, ferramentas criadas especificamente para auxiliar no dia a dia dos advogados.

As Lawtechs, empresas de tecnologias jurídica, são uma novidade no mercado, mas oferecem diversas soluções para que advogados realizem suas atividades diárias de forma simples e eficiente.

Contudo, adotar tais ferramentas é uma das maiores barreiras dentro dos escritórios tradicionais, devido ao receio, por parte dos advogados, de compreender e utilizar tais soluções.

A solução para os advogados na transformação digital

Por mais que boa parte dos profissionais da advocacia ainda sejam céticos quanto à utilização da tecnologia dentro do escritório, a verdade é uma só: aqueles que não se adaptarem tendem a desaparecer.

A queda de clientes é fruto, em grande parte, da falta de modernização e adoção de novas tecnologias, o que acaba gerando desconhecimento por parte do cliente, que opta por procurar outro escritório.

É preciso que os advogados deixem o ócio de lado e percam o medo de utilizar novas ferramentas tecnológicas. É importante que os profissionais comecem a adotar soluções para atrair mais clientes, o que permitirá manter as portas do escritório abertas.

Por mais que ainda vejamos muitos atrasos por parte dos advogados na transformação digital, os que primeiro tomarem a iniciativa de mudança conseguirão colher os louros rapidamente. A partir daí, poderão ter bons resultados.

Para seguir este caminho, entenda aqui como se tornar um advogado pioneiro no digital!

CEO na AdvBox

Especialista em Estratégias de Marketing Jurídico Digital e Gestão Digital de Escritórios de Advocacia, construiu com sua equipe o primeiro escritório de advocacia totalmente online do Brasil. Atualmente é CEO da Koetz Advocacia e da Plataforma AdvBox.