O desafio de atrair novas marcas e mensurar resultados de forma satisfatória

atrair-novas-marcas-mensurar-resultados

Como despertar o interesse das marcas não endêmicas (regionais) para investirem em diferentes mercados é um tema que está sendo bastante discutido e isso acontece também no eSports, um dos segmentos em que a Sing atua por ser a assessoria de imprensa da ESL Brasil, braço tupiniquim da maior empresas de esports do mundo.

Trazer empresas tradicionais para o universo dos jogos eletrônicos já não é algo muito fácil, mas provar para elas que sim, conversar com gamers, principalmente de 18 a 24 anos, é possível, é mais difícil ainda!

Segundo o CEO da ESL Brasil, Leo De Biase, hoje as marcas que optam por entrar no mercado de esports, na maioria das vezes, chegam até eles por iniciativa própria, sem um direcionamento das agências de marketing, justamente porque essas agências não sabem como mensurar a entrega. “Não adianta só falar que numa transmissão via Facebook, por exemplo, é possível atingir milhões de pessoas, tem que provar como os telespectadores estão se manifestando ao ver a marca dentro do cenário, mostrar o engajamento”.

Um ponto em comum entre executivos do segmento é que as marcas precisam entender que eSports é entretenimento. Hoje em dia, é quase impossível impactar os jovens com mídia tradicional (rádio, TV, revista, jornal). É preciso ir até onde eles estão e ainda mais, precisa ser algo contínuo, a longo prazo.

Primeiro, porque você só consegue mensurar resultados quando faz uma ação a longo prazo e, segundo, porque o público que vai consumir o conteúdo repara se o que a empresa anunciante está fazendo é um investimento contínuo. E, se eles sentirem que se trata apenas de uma ação oportunista, pegando carona em um fato isolado, não vão curtir.

E qual a ligação disso com as agências de comunicação?

A mesma entrega que as empresas querem quando anunciam em um segmento, como o do eSports, é esperada quando se contrata o trabalho de uma agência de comunicação. Seja divulgar um press release, seja uma série de ações com influenciadores, ou mesmo oportunidades de parcerias conquistadas por ações de relações públicas. Como vou saber que o investimento deu resultado?

Do nosso ponto de vista, dentro Sing Comunicação, precisamos primeiro entender junto ao cliente/empresa como ele ganha dinheiro e a partir daí ajudá-lo a pensar em atividades que possam engajar mais. Muitas vezes, divulgar um press release para a mídia tradicional, assim como investir em ações tradicionais para atingir o público gamer, não é a melhor opção. E é isso que sempre temos que estudar juntos para entregar os melhores resultados.

Ao contrário do que alguns podem pensar, a transformação digital aumentou muito o campo de atividade, seja de empresas que buscam formas de investir no mundo dos jogos eletrônicos, seja na forma das agências de publicidade mensurar resultados, seja no mundo da comunicação corporativa em maneiras de aumentar a visibilidade do cliente.

O ponto crucial de toda a discussão é ser uma pessoa e trabalhar com pessoas que aceitem as transformações e estejam dispostas a aprender com as mudanças. O elemento humano é ainda o que faz a diferença, independente do mercado que cada um de nós atuamos.

O devemos fazer, e entender como um desafio em nosso trabalho, é partir do princípio que não necessariamente quem está recebendo a informação sabe do que estamos falando – algo que vale para qualquer mercado e qualquer ramo de atividade.

Sim, pode ser que quem está lendo o artigo nunca tenha ouvido falar em jogos eletrônicos e não saiba a dimensão desse mercado, assim como pode não saber o que é a transformação digital, o que é um press release, uma divulgação, um clipping. Nessa hora, o elemento humano também é essencial, pois será a empatia causada por ele numa simples explicação que pode fazer a diferença em fechar um negócio, conseguir emplacar uma pauta, entre outras coisas.

E, finalmente, como mensurar os resultados?

Ah, e se ficou a dúvida se é possível mensurar os resultados no final do trabalho, sim é possível!

Os resultados conquistados em uma agência de comunicação são os mais diferentes. Pode ser da forma mais tradicional como em número de clippings X audiência na imprensa, parcerias que renderam exposições para o cliente sem investimento financeiro, oportunidades de palestras e participações em eventos que também geram mais exposição da marca e ajudam o executivo a se consolidar como fonte de mercado, crescimento do alcance e engajamento nas redes sociais, inclusive no LinkedIn, melhor avaliação dos consumidores nos serviços de atendimento ao cliente, entre tantos outros.

Para nós, o mais importante é avaliar o engajamento da publicação, estudar se esse engajamento repercutiu em negócios e a partir daí, junto com o cliente, manter ou pensar em novas oportunidades. O trabalho é árduo e contínuo, independente do segmento!

Partner and Head of PR na Sing Comunicação de Resultados

Atua há 18 anos na área de comunicação, sendo 12 anos em agências de comunicação e seis na redação da rádio Joven Pan. Está na Sing Comunicação há mais de 8 anos, sendo responsável pelo gerenciamento da equipe no atendimento a clientes como: TransformaçãoDigital.com, Acer, ESL Brasil, RedFox Games e Voom.