Martech x Adtech: quais as diferenças e qual devo usar?

Martech x Adtech quais as diferenças e qual devo usar?

Você conhece as diferenças entre Martech e Adtech? Apesar de estarem relacionadas à tecnologia, publicidade e marketing de empresas, os dois termos são empregados para designar diferentes posicionamentos. Por isso, é preciso conhecer bem os dois conceitos para saber qual deles pode ser melhor aproveitado dentro de sua organização.

Neste artigo, vamos falar um pouco sobre as duas estratégias e quais os melhores cenários de aplicação para elas, para que você decida qual deve ser usada em sua empresa. Vamos lá?

O que é Martech?

O termo Martech é uma abreviação de “marketing technology” (tecnologia de marketing) e é composta por todas as ferramentas, plataformas, processos e aplicações que são utilizadas por profissionais da área em seu dia a dia.

Com a transformação digital, cada vez mais os profissionais de marketing tem se aproximado do setor de TI em busca de novas soluções.

Podemos chamar de Martech as metodologias de marketing que utilizam ferramentas e plataformas digitais para otimizar o contato direto da empresa com o cliente.

Ou seja, o Martech atua com uma base de consumidores que já está sendo trabalhada pelo setor de marketing, como uma lista de e-mails, a gestão das redes sociais dentre outras atividades.

Qual o seu objetivo

O objetivo da Martech é fornecer soluções adequadas para que os profissionais de marketing exerçam melhor o seu trabalho e consegam melhores resultados, analisando todo um ambiente ao mesmo tempo e entregando soluções para as dores dos clientes através da tecnologia.

Como o público para o qual as iniciativas de Martech já é conhecido, sabe-se exatamente quem são os receptores da publicidade e pode-se mensurar os resultados em tempo real, além da possibilidade de trabalhar com mídias digitais não pagas, como listas de e-mails.

Como se aplica

São várias as maneiras possíveis para a aplicação da Martech dentro de uma empresa ou agência de marketing, sendo que existem diversas soluções e ferramentas disponíveis para isso.

Web Analytics

A análise de navegação é um dos principais pontos dentro da Martech, pois permite gerar relatórios que servirão para melhorar a eficiência de canais e lojas virtuais ao entender as preferências de seus consumidores.

Dessa forma, os profissionais de marketing podem otimizar a experiência dos clientes e aumentar as vendas com base apenas nos relatórios de navegação.

CRM

Softwares de relacionamento com o cliente, também chamados de CRM, são ferramentas de Martech, pois focam em conhecer o consumidor e buscar atendê-lo diretamente, além de se integrarem às plataformas de marketing para compartilhar dados que melhorarão a gestão dos leads e oferecer experiências ainda melhores aos clientes.

Personalização

Aproveitando o tema “dados”, adaptar serviços de acordo com as preferências de um cliente também é uma forma de Martech. Por exemplo, ofertar determinados produtos com base nos dados de uma visita anterior ao site.

Automação de marketing

A aplicação de automação está ligada a tudo o que foi listado acima, sendo um dos principais pontos fortes da Martech, a busca pela simplificação e facilitação do trabalho do profissional de marketing.

O que é Adtech?

O Adtech (“advertising technology” – tecnologia de publicidade) está muito mais ligado a algo como uma pescaria, na qual voltamos os nossos esforços a buscar leads e consumidores que ainda nos são desconhecidos.

Por conta disso, o Adtech é voltado a construção de campanhas específicas com o auxílio da chamada mídia paga, realizando a análise dos dados gerados com essas ações como impressões, aquisições, visualizações e leads.

Ou seja, as tecnologias que permitem a atração de novos consumidores para um primeiro contato, repassando suas informações, posteriormente, para as iniciativas de Martech.

Sua aplicação é bem mais centrada, permitindo que anunciantes criem e gerenciem campanhas específicas em vários sites ou aplicativos por meio de personas que representam o cliente ideal.

Qual o seu objetivo

O principal objetivo da Adtech é gerar leads que possam ser trabalhados pelo setor de marketing e vendas, buscando espalhar ao máximo uma campanha digital e alcançar muitas pessoas, sem focar muito na personalização e atuando de forma mais genérica.

Ele é utilizado, geralmente, quando uma empresa quer realizar apenas a criação de uma campanha simples, apenas atraindo uma maior audiência interessada em seus produtos ou serviços.

Como se aplica

São várias as aplicações para Adtech, assim como as apresentadas para Martech. Veja as principais delas a seguir:

Plataforma de demanda

Uma plataforma tecnológica que permita que os profissionais de marketing possam comprar espaços em mídias pagas para inserir seus anúncios e peças publicitárias.

Algumas delas contam com lances, ou seja, cada um dos interessados em determinado espaço realiza uma intenção de pagamento, sendo que o maior valor garante a compra.

Essas plataformas também permitem realizar uma determinada segmentação, com base na navegação dos usuários dentro das mídias, porém, esse tipo de separação não é tão profunda como na Martech.

Plataforma de oferta

Nesse modelo de plataforma, os donos de conteúdo oferecem diretamente aos profissionais de marketing, espaços em seus sites, podendo ser uma forma mais eficiente de alcançar um determinado público-alvo.

Ad Exchange

Troca de anúncios também é algo comum no Adtech, sendo que os anunciantes podem fechar parcerias com outros interessados, além de realizar a divulgação de uma campanha em troca de espaço para anúncio em outro local.

Rede de anúncios

As redes de anúncio adquirem pacotes não vendidos de espaços e revendem para seus clientes de acordo com a sua necessidade com base em pacotes pré-estabelecidos.

O que é MadTech?

Por mais que você possa ouvir ou ler sobre os dois termos, Martech e Adtech de forma separada, pois cada um dos dois age em uma etapa do funil, está cada vez mais difícil verificar onde começa e termina cada uma.

Para essa junção dos dois termos foi criado um conceito denominado Madtech, representando com maior precisão o estado atual das tecnologias de publicidade e marketing, sua ligação direta por meio dos dados e o seu papel nas organizações.

O tipo de estratégia necessário para a sua empresa hoje pode depender de vários pontos e variáveis, podendo ser mais interessante optar por ambas as metodologias, entendendo as diferenças entre Martech e Adtech, porém, independentemente da decisão, não existe caminho fácil.

Entendeu?