3 tendências de marketing digital para seguradoras em 2019

3 tendências de marketing digital para seguradoras em 2019

O marketing digital não é mais uma opção para as seguradoras. Uma empresa que não tem presença online não é vista pelos consumidores. Ainda assim, cerca de 98% das empresas no Brasil não aproveitam tudo o que internet tem a oferecer. Você não quer ser uma delas, não é mesmo? Pois, então, este texto é para você! Nele, listo 3 tendências de marketing digital para seguradoras em 2019.

Marketing digital nada mais é do que colocar em prática estratégias de comunicação em plataformas digitais, que as empresas utilizam para divulgar seu trabalho e manter o relacionamento próximo com o consumidor. Ele pode ser feito de diferentes modos: textos para um blog, produção de vídeos e podcasts, presença nas redes sociais e muitas mais.

Qualquer empresa pode utilizar do marketing digital. Basta adaptá-lo conforme a sua realidade e necessidade. Duvida?

Para demonstrar, falarei a seguir das tendências para o marketing, com exemplos do seu uso em uma corretora de seguros. Confira:

Tendências de marketing digital para seguradoras em 2019

01. SEO para pesquisas de voz

O SEO, ou Otimização de Sites, consiste em estratégias que melhoram o posicionamento de um portal nos mecanismos de busca da internet, como o Google. O SEO de um site geralmente é realizado por meio de palavras-chave. Ou seja, por termos principais em um texto, vídeo ou outro conteúdo.

Para 2019, porém, a tendência é que se intensifique as pesquisas por voz, aquelas em que o usuário, em vez de digitar, fala o que deseja ao computador ou smartphone. Assistentes pessoais como a Siri, da Apple, e a do Google, permitem essa função.

Dessa forma, será preciso otimizar os conteúdos para esse tipo de pesquisa. O consumidor, porém, não pesquisa por uma palavra-chave.

Na verdade, ele faz uma pergunta completa, que geralmente resulta em páginas bem selecionadas. Por isso, qualquer empresa, no próximo ano, deve adequar a sua estratégia de SEO para pesquisa por voz.

É uma boa chance para trabalhar com dúvidas e long tails (palavras-chave de cauda longa), já que por voz o usuário não costuma resumir sua busca.

Uma corretora de seguros, então, deverá evitar escrever apenas textos com a palavra-chave “seguro de carro”. Em vez disso, é mais indicado priorizar: “como contratar um seguro de carro?”, “quanto custa um seguro de carro?” e outras dúvidas sobre o assunto.

Vale para todos os nichos, então é importante trabalhar em conjunto com o time de vendas, que está por dentro das dúvidas mais frequentes que os clientes fazem. Aproveite todas essas ideias para incluir nos conteúdos.

02. Chatbots

Os chatbots são programas de computador que simulam uma conversa com um atendente real. Para que ele funcione, são programadas as principais dúvidas dos consumidores sobre a empresa. A cada pergunta realizada no chat, então, o programa reconhece os termos e responde ao usuário.

Na hora de contar com um chatbot, uma corretora de seguros pode priorizar informações como: tipos de cobertura, telefones da empresa e informações mais “urgentes”.

Assim, ao entrar em contato com o corretor, o consumidor já estará mais “educado” sobre o assunto.

Mais uma vez, trabalhe em conjunto com o time de vendas porque os corretores terão ideia dos principais tipos de perguntas feitos e é possível deixar essas respostas programadas.

03. Vídeos, curtos e também ao vivo

Produzir vídeos, para o site e redes sociais, é uma tendência que deve durar por anos. Isso porque, imagens e som costumam capturar mais a atenção do consumidor do que textos. No entanto, é preciso que os vídeos sejam curtos. Quando longo demais, eles perdem o interesse do usuário.

Marcar transmissões ao vivo é igualmente interessante. Porém, elas costumam ser maiores, e precisam ter temas relevantes. Uma corretora de seguros pode fazer uma hora de vídeo sanando dúvidas sobre as coberturas do seguro auto. Depois, também pode divulgar pílulas (pequenos vídeos) sobre o mesmo assunto, em seus sites e redes sociais.

Agora você já conhece as tendências de marketing digital para seguradoras em 2019. Converse com seu time e planeje as melhores ações para o próximo ano! Assim, sua empresa será vista, o que é fundamental para o crescimento dos negócios.

Para continuar descobrindo tendências do setor, conheça agora as InsurTechs, startups que levam tecnologia ao mercado de seguros!

Redatora e revisora freelancer

Jeniffer Elaina é formada em Marketing com pós-graduação em Administração na FGV e atualmente cursa Gestão de Seguros. Trabalha como redatora e revisora freelancer e sua maior paixão é poder compartilhar conhecimentos.