Blockchain no e-Commerce: reimaginando as transações digitais

Entenda os impactos e as aplicações do blockchain no e-Commerce!

Estamos vendo a transformação digital ocorrendo até mesmo áreas que já nasceram digitais. O comércio eletrônico é um desses setores que surgiu graças a popularização da internet e hoje podemos verificar sua constante evolução através das novas tecnologias. Uma das últimas novidades na área é o blockchain.

Essa tecnologia ainda é relativamente nova. Mesmo que tenha surgido em meados de 2009, sua aplicação ainda era restrita até bem pouco tempo atrás, somente à proteção das transações com moedas digitais.

Hoje, já se imagina o uso do blockchain em várias áreas e em conjunto com diversas outras tecnologias, otimizando os seus benefícios. Um dos setores que podem se beneficiar dessa aplicação é o comércio eletrônico. Suas possibilidades, oportunidade e desafios, você confere aqui:

Blockchain

Mesmo que a tecnologia de blockchain seja simples, seu funcionamento é bem complexo e esse é um dos principais pontos que a torna única, além de levar diversas empresas a investir no seu uso dentro de várias áreas do conhecimento.

Imagine uma tecnologia que é capaz de prover segurança para praticamente qualquer aplicação e que, além disso, seja impossível de burlar, pelo menos até hoje. Pois bem, essa tecnologia existe e o nome dela é blockchain.

Surgida em 2009 como o protocolo de segurança do Bitcoin, a moeda digital mais famosa do mundo, a tecnologia de blockchain ultrapassou o seu objetivo original e chamou a atenção da comunidade mundial com suas qualidades.

Podemos descrever o blockchain como uma base de dados distribuída, que guarda informações acerca de transações de forma inviolável, garantindo a total segurança dos dados.

Blockchain no e-commerce

O e-commerce não para de crescer no mundo. A internet e a transformação digital mudaram as formas de consumo de grande parte da população mundial e hoje, praticamente todo mundo, já comprou algo online.

Uma pesquisa sobre o e-commerce no Brasil mostra que o segmento faturou cerca de 47,7 bilhões de reais em 2017 e continua crescendo.

Contudo, são vários os problemas enfrentados pelo setor, como fraudes em pagamentos, segurança de dados dos consumidores, cadeia de suprimentos, satisfação dos clientes e diversos outros pontos que poderiam ajudar a melhorar esses resultados.

É na busca por evitar esses problemas que o blockchain pode se tornar um aliado poderoso para os varejistas online, garantindo a segurança necessária para operar sem surpresas na internet.

Desafios e oportunidades

Os problemas enfrentados hoje no e-commerce podem ser transformados em oportunidades pelo blockchain, garantindo não apenas a resolução de determinadas questões, mas também a melhoria nos resultados dos varejistas. Entre os principais desafios, temos:

Pagamentos

A maioria das empresas de varejo na internet hoje não utilizam ferramentas próprias de pagamento, e sim de soluções prontas ofertadas por organizações específicas, como o PayPal, Pagseguro, Skrill, dentre outras.

O problema para o varejista é que o custo da segurança que essas plataformas de pagamento oferecem é muito alto, sendo que algumas costumam cobrar cerca de 2% a 3% sobre o valor total de qualquer venda realizada pelo varejista.

As taxas cobradas são relativas ao processamento do pagamento com a segurança de que todo o processo será realizado sem o vazamento de dados e com garantias de recebimento por parte do vendedor.

Contudo, essas soluções acabam deixando os produtos mais caros e menos acessíveis aos consumidores. Já existem projetos hoje como o ECoinmerce e o Request Network, que pretendem criar plataformas de pagamento totalmente baseadas em blockchain e com menor custo para o varejista.

Dessa forma o vendedor e o comprador irão se beneficiar, contando com um processo de pagamento seguro, rápido e muito mais barato que o ofertado pelas plataformas em atuação no mercado atualmente.

Gestão de cadeia de suprimentos

Outro grande problema enfrentado pelo e-commerce em geral é a gestão de sua cadeia de suprimentos, uma vez que o comércio eletrônico é muito volátil e demanda rápida resposta para pedidos. Esse problema pode ser resolvido por meio da aplicação do blockchain.

Hoje, existem projetos que utilizam a tecnologia para a gestão da rede de suprimentos, como o VeChain, que criam uma visualização incorruptível da cadeia de materiais, evitando quaisquer problemas de gestão e gerenciamento.

Esse processo de acompanhamento de cadeia de suprimentos possibilita que os consumidores possam realizar o rastreio dos produtos de forma clara e simples, melhorando a confiabilidade dos clientes nas empresas.

Segurança da informação

O vazamento de dados é uma das principais preocupações dos e-commerces atualmente. Isso porque, as empresas de comércio eletrônico são responsáveis por armazenar uma série de dados confidenciais de seus clientes.

Recentemente, uma grande varejista do setor de calçados e materiais esportivos teve dados de cerca de 2 milhões de seus consumidores vazados na rede, o que prejudicou a sua imagem no mercado.

A tecnologia de blockchain pode ser utilizada para criar bancos de dados seguros e distribuídos, impedindo assim que cibercriminosos possam ter acesso a informações confidenciais de clientes e causem algum tipo de problema.

A segurança é um dos principais benefícios da tecnologia de blockchain, pois é impossível hackear todos os nós existentes em uma determinada cadeia, tornando assim, qualquer plataforma criada com esse sistema, algo impenetrável.

Programas de fidelidade

Criar e manter programas de fidelidade de forma sustentável e integrada com outras empresas é um dos grandes problemas atuais. Mesmo que os consumidores esperarem por recompensas ao ser fiel à uma determinada marca, as empresas enfrentam constantemente tentativas de fraudes.

O blockchain pode permitir a criação de programas de fidelidade que realmente funcionem e permitam ao cliente visualizar todos os seus pontos de forma simples e rápida, além de integrar dados entre empresas e possibilitar programas muito mais interessantes aos clientes.

Dessa forma, o blockchain pode permitir o aumento no número de parceria entre organizações, rastreio de pontos de fidelidade, melhoria na visualização e ainda deixar o processo muito mais simples.

O blockchain no e-commerce traz uma revolução que pode auxiliar na resolução de uma série de problemas que existem hoje no mercado, garantindo assim um crescimento ainda maior para o setor.

Para entender melhor como essa tecnologia está revolucionando o mercado confira quais as aplicações surgidas com o blockchain que estão desafiando os players tradicionais!