A Transformação Digital não é o fim, mas o meio

A Transformação Digital

A Transformação Digital está no centro das preocupações das empresas, sejam elas micro, pequenas, médias ou grandes.

Evoluir tecnologicamente, incluir o big data e a internet das coisas na agenda de produtos e serviços vêm estimulando (e tirando o sono de) especialistas e gestores, em uma espécie de corrida maluca em que todos turbinam seus carros, mas ninguém sabe aonde vai dar.

Update or die é o lema

Será que as mentes pensantes por trás dos cargos têm acompanhado este mindset? A resposta, evidentemente, é não. Líderes e empresas disruptoras ainda são poucos, bem poucos, no universo empreendedor nacional e internacional.

Cases de Transformação Digital ainda são a exceção e não a regra. A esmagadora maioria se atualiza no digital de forma reativa: ativação em social media, adição de ferramentas digitais, aplicação de novas tecnologias e troca de devices.

“Evoluir para o digital” e “pensar digitalmente”, como se vê, são coisas distintas. A evolução digital demanda mentalidade diferenciada e uma vontade real de mudança.

Como se faz?

O primeiro desafio dos transformadores digitais está em mudar… o homem.

Ter produtos e serviços de qualidade e vendê-los a preços competitivos é essencial; fidelizar clientes é vital; cultivar um bom clima organizacional é justo e produtivo; mas nada disso adianta se o topo da pirâmide não transformar com a base.

Aqui, o colaborador ganha outra dimensão. Ouvir suas necessidades e desejos e capacitá-lo dignamente deixa as planilhas do RHs para ser uma prioridade da gestão, uma vez que é esse mesmo colaborador que absorverá as novas tecnologias e dará sequência aos planos.

Cabe à gestão, portanto, compor times heterogêneos e complementares, em que nativos digitais possam convencer e engajar os mais refratários às mudanças.

No palco montado para a Transformação Digital, todos os atores contam, todos os papéis são importantes.

Inevitável, ampla e democrática, Transformação Digital não é o fim, mas o meio.

Descubra o que é Transformação Digital e continue se atualizando diariamente em nosso portal.

Sócio-Diretor na Tawil Comunicação / Nº 1 LinkedIn Top Voices

Jornalista, radialista e escritor. Dirige a Tawil Comunicação, agência que fundou em 2010, em São Paulo. É vice-coordenador na Câmara de Comércio França-Brasil, conselheiro deliberativo do Instituto Capitalismo Consciente Brasil, conselheiro consultivo do Grupo Comunique-se e do Adus | Instituto de Reintegração do Refugiado. Atua, ainda, como 1º Embaixador Corporativo Cabify Empresas no Brasil.

  • Ótimo artigo! Continue nos atualizando diariamente com ótimo conteúdo!