A transformação digital mudou a forma como usamos nosso dinheiro

Entenda como a Transformação Digital mudou a forma como gerenciamento e aplicamos o nosso dinheiro

Será que antigamente era mais simples? Quando se falava em dinheiro, várias coisas vinham à mente, uma caminhada até uma agência bancária e uma conversa com o gerente ou com o caixa, atividades que consumiam uma parcela preciosa de tempo.

Hoje, para a maioria das atividades, bastam alguns cliques na tela do seu celular e está feito: contas pagas, extrato checado, transferências feitas e você mal precisou de dez minutos.

O efeito da tecnologia e da transformação digital fez mudanças extraordinárias na forma como gerenciamos nosso dinheiro. As inovações tecnológicas nos direcionaram para um mundo sem papel, onde você pode, em qualquer lugar, usar um cartão de crédito, débito, ou pagar direto com o celular, a praticidade reina absoluta.

As mudanças que a tecnologia trouxe ao mundo das finanças

Veja alguns aspectos que mudaram e ajudaram a melhorar sua vida financeira com a ajuda da tecnologia, alguns desses aspectos já fazem parte da sua vida de forma natural hoje em dia, duvida?

Movimentações bancárias

Transferências, pagamentos e movimentações financeiras como um todo, agora são realizadas através de serviços bancários online. Com um aplicativo em seu celular que se conecta diretamente à sua conta, você pode verificar suas movimentações diariamente.

O internet banking mudou a forma como lidamos com o nosso dinheiro. Independente de você preferir usar seu computador ou seu celular, a necessidade de ir ao banco chegou ao fim.

Se você se esqueceu de pagar uma conta, pode facilmente fazer isso no metrô, a caminho de casa, ou melhor, você pode cadastrar o pagamento automático de faturas e confiar que ele está sendo pago diretamente de sua conta todo mês.

Mesmo que você não se considere grande fã da tecnologia, não dá para negar a facilidade de usar um banco online.

Crowdfunding – Financiamentos coletivos

As plataformas de financiamento coletivo conectam empresas / pessoas diretamente com investidores individuais / institucionais para levantar fundos.

A taxa de crescimento dessas plataformas é impressionante e quem contribui com um projeto é muito engajado e estimula outras pessoas a também contribuírem para aquela ideia apaixonante na qual acreditam.

Antes, para contribuir com uma ideia de inovação, você precisaria frequentar feiras e exposições, mas hoje você pode saber tudo sobre um projeto em poucos cliques.

Score de Crédito

A pontuação de crédito desempenha um grande papel em sua vida financeira. Ela define que tipo de taxa de juros você paga e pode até mesmo ser um caminho para abrir outras oportunidades para você.

As instituições financeiras já usam algoritmos complexos para determinar sua pontuação de crédito e uma das formas mais práticas de checar seu score é através do Serasa. Após se cadastrar na plataforma, você terá todas as informações sobre seu score.

Gestão financeira

A tecnologia é uma aliada especial para quem deseja fazer o controle das finanças. As pessoas podem adotar a tecnologia para aliviar o trabalho de criar uma planilha ou manter uma agenda de gastos, usando um aplicativo de controle financeiro.

Você já deve estar familiarizado com o conceito de aplicativos de gerenciamento financeiro. Podemos analisar o surgimento de aplicativos de economia de dinheiro, aplicativos de orçamento doméstico e outras ferramentas projetadas para facilitar o gerenciamento financeiro pessoal.

Com esses aplicativos, é possível ter lançamento facilitado de despesas e receitas, acesso aos gráficos de suas transações para visualizar seus ganhos e gastos de forma mais intuitiva e, dessa forma, ter um melhor controle financeiro.

Bitcoin (moeda alternativa)

Bitcoin é a moeda digital mais popular que existe. A moeda foi desenvolvida em uma plataforma chamada Blockchain. Blockchain é um sistema de contabilidade sem um proprietário específico.

Os bitcoins precisam ser “extraídos” usando o poder de processamento pesado e o número de bitcoins que podem ser minerados (gerados) é limitado.

Isso significa que não há governo que possa controlar o preço do bitcoin emitindo bitcoins adicionais. Isso fornece uma espécie de proteção contra a inflação.

Plataformas de Comparação

Você já deve ter procurado por preços no Google, talvez de uma televisão, ou de um ventilador, mas você sabia que existem sites especializados em comparar preços e te mostrar os melhores descontos? Estes sites visam trazer transparência aos clientes, comparando taxas, termos e condições de diversos produtos.

Utilizando o Zoom, ou Buscapé, por exemplo, você pode procurar por termos e filtrar a quantia que deseja pagar e até conferir avaliações de outros usuários para auxiliar sua decisão final, é possível também conferir o histórico do preço para saber se é possível conseguir um desconto ainda melhor.

Investimentos mais participativos

Os serviços de investimento tradicionalmente ficam a cargo das corretoras e consultores financeiros que avaliam as finanças de seus clientes investidores e fazem recomendações sobre investimentos.

No entanto, o mistério dos investimentos desapareceu e o público individual começou a exigir as mesmas informações que o setor de serviços de investimento recebia, esse público teve sucesso e passou a obter essas informações, o que só trouxe benefícios.

O Home Broker, por exemplo, é uma plataforma que serve como ponte entre a Bolsa de Valores e as pessoas que querem comprar e vender ativos.

Antes dessa tecnologia existir, o processo era bem mais complicado. Hoje, o investidor pode fazer suas operações direto de casa. Basta ter um computador com internet e uma conta em uma corretora digital. A agilidade e a autonomia que o Home Broker trouxe democratizou os investimentos.

Mas com toda essa tecnologia, como fica a segurança?

A segurança eletrônica ainda é um desafio, por isso é necessário muito cuidado, cadastrar senhas difíceis e fugir do óbvio é um bom conselho, nos resta confiar que a tecnologia vai avançar o suficiente para que a gente nem precise se preocupar com isso, porque estaremos sempre seguros.

Por hora, tomamos com as contas digitais os mesmos cuidados que tomamos com nossas contas tradicionais, quando o assunto é finanças, não adianta dar bobeira.

Conclusão

Existem inúmeras maneiras em que a tecnologia afeta nossas vidas todos os dias. Às vezes, nem percebemos os efeitos que a tecnologia tem sobre nós e como somos dependentes dela.

A tecnologia tem grande papel na mudança da maneira como interagimos com o mundo a nossa volta, também nos apresentou conhecimento que, de outra forma, não teríamos acesso, nos conectou e acelerou o ritmo das nossas vidas.

Mas uma das maiores mudanças que a tecnologia possui é seu impacto em nosso futuro financeiro – e de mais maneiras do que você provavelmente está considerando.

Como a tecnologia mudou sua vida?

Content Creator na Mobills

Cecilia Mesquita, estudante de Jornalismo e Criadora de Conteúdo do Mobills. Desenvolveu interesse em estudar e escrever sobre finanças logo no inicio da faculdade e escreve sobre desenvolvimento pessoal, carreira e outros temas diversos em seu blog pessoal.