O Big Data está transformando a forma como as empresas conduzem seus negócios, sendo utilizado em praticamente todos os setores para otimizar as atividades. A atuação da inteligência de dados tem se tornado tão importante, que quatro setores estão sendo verdadeiramente impulsionados com a sua implementação.

1. Varejo

De acordo com pesquisa publicada pela IBM sobre a aplicação de big data no varejo, 62% dos participantes relataram que a inteligência de dados tem papel fundamental em seus negócios. Atualmente, o setor depende essencialmente do big data, já que compreender o consumidor é o primeiro passo para lidar com a intensa concorrência.

Os insights obtidos a partir de big data são valiosas para as empresas de varejo. Esse tipo de informação garante que as lojas possam compreender melhor seus clientes e criar estratégias para mantê-los satisfeitos.

Nesse sentido, big data e analytics podem ser utilizados de diferentes formas no varejo: para analisar o comportamento do consumidor, criar experiências personalizadas e prever os interesses de compra do público.

2. Medicina

No setor da saúde, big data e analytics já são amplamente utilizados. Equipamentos especializados que usam big data são capazes de rastrear sinais de doenças e realizar diagnósticos.

Outro ponto de destaque é a tecnologia wearable, que está facilitando aos profissionais da saúde acesso a informações essenciais sobre os pacientes, incluindo o uso de medicamentos e a rotina de tratamento de doenças.

De forma geral, o big data fornece aos médicos diversas informações que não seriam possíveis de obter em consultas presenciais. Com isso, a tecnologia também permite que os atendimentos sejam otimizados e cada vez mais personalizados.

3. Transporte

Outro setor que depende cada vez mais de big data é o de transportes. As informações coletadas são utilizadas para melhorar os serviços e aumentar o número de viagens de impacto positivo.

Empresas de transporte vêm utilizando as estatísticas para gerenciar imprevistos e mapear os trajetos dos clientes. Além disso, na indústria ferroviária, por exemplo, sensores a bordo fornecem todos os tipos de detalhes sobre os trens, incluindo velocidade, distância e mecanismos de frenagem.

De acordo com os especialistas, todas as informações coletadas servem para melhorar os serviços e a otimização das operações.

4. Construção

A área de construção também tem sido beneficiada com o big data. As empresas do setor precisam de grande volume de dados para analisar as variáveis de seus negócios, como tempo para a conclusão das tarefas, custos de materiais, receitas e tendências futuras.

Como pode ser visto, o big data está mudando indústrias de todo o mundo, ocupando papel essencial em diferentes setores. Conhecer o impacto da tecnologia e utilizá-la em todo o seu potencial pode ser a diferença para a melhoria dos negócios.

dadosDados
Transformação Digital Colaboradores remotos: 10 dicas para aumentar a segurança cibernética da sua empresa
Transporte Startup cria carro voador movido a hidrogênio