Colocar em prática uma estratégia de marketing digital é ter sempre entre seus objetivos as conversões. No funil de vendas, o visitante de seu site se converte em lead, que por sua vez pode ser convertido em oportunidade e finalmente em um cliente de sua empresa. Mas como otimizar esse processo e aumentar a sua taxa de conversão?

Trabalhe com design focado em conversões

O visual de suas páginas não deve ser pensando exclusivamente com foco na estética do site. O layout dos seus conteúdos, especialmente para suas landing pages, precisam de uma estrutura organizacional que ajude a aumentar suas conversões.

O primeiro conceito que pode ser trabalhado é o de envolvimento. Em sua landing page, se o formulário estiver envolvido por uma moldura (como se estivesse dentro de uma caixa), ele acaba chamando mais a atenção do visitante.

Outra dica para trabalhar o design de suas landing pages é a utilização de contraste e cor e de fechas, que sutilmente direcionem o olhar do internauta para o formulário. Essa técnica também está alinhada com o objetivo de otimizar suas conversões.

Quem navega na internet atrás de um determinado serviço, produto ou mesmo informação, se depara com muitos anúncios e mesmo resultados de pesquisas orgânicas relacionadas ao que o interessa. Ao clicar em qualquer um desses links, se ele encontrar exatamente o que estava procurando, a chance de conversão é bem maior.

Menos produtos, mais taxa de conversão

Há estudos que comprovam que uma grande quantidade de oferta de produtos diminui a venda. Se o cliente em potencial entra em sua página e encontra 50 modelos de geladeira, as chances de ele comprar qualquer uma delas será bem menor do que se entrar em uma página que apresente cinco modelos de geladeira. Este fenômeno é chamado paradoxo da escolha.

Para isso, uma landing page é muito útil. Ela ajuda a melhorar o foco do usuário. Criar uma landing page com produtos-chave dará menos fadiga para o cliente e irá aumentar suas conversões. Então prepare a sua landing page com uma boa call action e produtos-chave.

Aumente a retenção de leads

Leads possibilitam a conversão em futuras vendas, e também mantém clientes interessados na marca, aumentando assim as chances de up selling e cros selling. Uma landing page pode aumentar a criação de leads, com o formulário de cadastro bem visível e uma call to action convincente.

Divulgação de produtos

Landing Page é uma excelente ferramenta para aumentar a visibilidade e o interesse do público em um produto específico, além de melhorar o conhecimento da sua marca em relação ao público. Você também pode conseguir fortalecer vínculos e aumentar a confiança entre o cliente e a empresa graças a essa divulgação.

Landing pages como ferramenta na estratégia de uma campanha

A criação de uma landing page ou mesmo o redirecionamento direto para a postagem da promoção nas redes sociais irá favorecer a campanha. Certamente será mais eficaz do que se o cliente for redirecionado para alguma página genérica, em que terá menos chances de visualização.

Links patrocinados

Quando é criada uma campanha de links patrocinados, a landing page é fundamental para que você obtenha sucesso nessa campanha. Com a ferramenta de segmentação de campanhas Google AdWords na web, é possível atingir um público específico criando a mensagem certa para ele.

Além de criação de leads, conversões e divulgação de produtos, as landing pages podem servir na divulgação do seu site, melhorando a retenção de leitores, diminuindo a taxa de rejeição. Uma landing page atrativa, que faça uma boa divulgação do site, certamente envolverá os potenciais leitores deste e melhorará o seu posicionamento orgânico nos buscadores como o Google.

Teste as melhores opções

A realização de testes A/B são uma ótima opção para saber qual a melhor forma de transformar seus visitantes em leads. Construa duas páginas com elementos diferentes para a mesma ação de conversão. Lance uma delas para visualização de 50% de seus visitantes e a outra para os outros 50% e depois compare qual delas teve o melhor desempenho.

Elimine o que for desnecessário

Não encha seu site de informações que não são interessantes para seus visitantes e que não ajudam na caminhada dele pelas etapas da jornada de compra até que ele finalmente se converta em um cliente. Isso atrapalha muito a taxa de conversão.

Quanto mais opções de botões e elementos na página que possam distrair e que não contribuem com a conversão, pior. Mantenha o foco no que interessa.

Conheça bem o seu público

No trabalho de definição das personas, busque sempre as maiores dores,  e entenda como a sua empresa pode ajudar a resolver essa questão. Quando você tem essa resposta bem clara, poderá pensar em boas opções de ofertas (e-books, webinars, infográficos) que certamente terão mais conversões do que materiais que não são do interesse do seu público. Sendo assim, conhecer bem sua persona é fundamental.

Tenha CTAs claras e bem posicionadas

As calls-to-action (CTAs) são os botões ou chamadas de seu site que levarão seus visitantes às landing pages ou a realizarem alguma ação determinada, como uma compra online. Em primeiro lugar, para ter boas conversões, você precisa ter CTAs claras, que especifiquem bem o que você está oferecendo.

Use também frases que despertem o senso de urgência nos internautas que estão em seu site, de maneira que eles sejam instigados a agir conforme você está sugerindo na CTA.

Além disso, para aumentar a sua taxa  de conversão é importante ter call-to-actions em sua home e nos posts de seu blog, para garantir que as pessoas que chegam ao seu site por tráfego orgânico ou mídias sociais conheçam o que você tem a oferecer, aumentando suas chances de convertê-las.

E não é apenas na taxa de conversão. A área de vendas da sua empresa também pode tirar proveito do uso das  CTAs. Uma vez que sua empresa enviou uma proposta comercial para um cliente potencial, parte-se do pressuposto que o cliente está interessado nos serviços ou produtos que ela oferece. No entanto, é possível que o responsável por fechar a contratação/compra simplesmente guarde a proposta no seu e-mail, deixando para se decidir sobre o assunto depois. Para estimular o seu lead a entrar em contato com o departamento de vendas o mais rápido possível, é interessante adicionar, ao final da proposta, um call to action que passe um senso de urgência.

Entenda o que é Transformação Digital para continuar aumentando os seus resultados.

marketingMarketing
Marketing Obtenha novos resultados melhorando seu posicionamento de marca
[contact-form-7 id="21113" title="ebook"]